Famílias são retiradas de condomínio em valinhos após queda de muro, e alta de rio deixa vias alagadas em Monte Mor

[adrotate group=”1″]

A chuva registrada entre a noite de sábado e a manhã de (30) provocou uma série de estragos e transtornos na região de Campinas (SP).

Em Valinhos (SP), 17 famílias precisaram ser retiradas de um condomínio após a queda de um muro afetar blocos residenciais, enquanto na cidade de Monte Mor (SP) vias ficaram alagadas por conta da alta de nível do Rio Capivari. Não há feridos.

Valinhos

A cidade entrou em estado de atenção para chuvas após contabilizar 10,32 milímetros de precipitação acumulada nas últimas 72 horas. Entre a noite de sábado e a manhã deste domingo, a prefeitura registrou dois pontos de alagamento, e 59 pessoas, de 17 famílias, precisaram ser retiradas de um condomínio no Jardim Eliza, após a queda de um muro afetar blocos residenciais.

A administração informou que os moradores foram retirados pela Defesa Civil e construtora do imóvel, e levados para hotéis da cidade. A vistoria será realizada quando o período de chuva terminar.

Os alagamentos, segundo a prefeitura, foram no bairro Country Club, perto de uma escola, e na Alameda Itajubá, onde um motorista precisou ser resgatado após ficar ilhado.

Ainda no caso desta área, no bairro Joapiranga, ela tem trecho que permanece embaixo dágua nesta tarde e, por isso, as linhas de ônibus 679/680 fazem o desvio pela Alameda Itatinga, enquanto a 502 está temporariamente suspensa por segurança, uma vez que percorre áreas que estão intransitáveis ou escorregadias.

A prefeitura destacou que há monitoramento de ocorrências por uma força-tarefa e solicitações da população podem ser feitas pelos telefones 199, da Defesa Civil, e 153, da Guarda.

Monte Mor

Motorista ficou ilhado após alagamento em Valinhos — Foto: Defesa Civil de Valinhos

Segundo a prefeitura, o transbordamento do Rio Capivari durante a chuva alagou vias e pelo menos 15 casas, e parte das famílias foi para residências de parentes.

As áreas mais afetadas, diz a nota da assessoria, foram as do Centro (entornos da Rua Siqueira Campos), Jardim Capuavinha (Rua Antônio Canesin Jardim), Jardim Progresso (Rua Antônio La Velha Júnior) e Jardim São José.

Apoio do estado

Área no Country Club ficou tomada por lama em Valinhos — Foto: Defesa Civil de Valinhos

O governo de São Paulo divulgou uma nota, na tarde deste domingo, para informar que houve a liberação de R$ 15 milhões para dez municípios afetados pelas chuvas neste fim de semana.

Nas regiões de Campinas e Piracicaba (SP) serão contempladas três cidades, cada uma delas com R$ 1 milhão para reparos por conta de alagamentos e deslizamentos de terra: Capivari, Monte Mor e Rafard. Dezoito pessoas morreram no estado por conta de chuvas desde sexta.

“Além da liberação dos recursos, o governador [João Doria] determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para apoiar todas as prefeituras das cidades que sofreram com as chuvas”, diz a nota da assessoria.

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈