Sustentabilidade em Condomínios: Resíduos Perigosos

1
293
lampadas
Imagem: Gazeta do povo

O seu condomínio possui o Certificado de Destinação Final de resíduos industriais?

Há 9 anos no mercado em Mato Grosso, a empresa Amazon Ekos cuida do gerenciamento e transporte de resíduos industriais e perigosos. Com o compromisso de dar um destino sustentável para os resíduos, recuperando seu potencial energético e impedindo a geração de passivos ambientais.

            Paulo Oliveira, Sócio proprietário da empresa Amazon Ekos, explica para o portal Síndico Legal como é importante que os condomínios se preocupem com a sustentabilidade já que possuem muitos moradores em um mesmo espaço. “O síndico como responsável por um determinado condomínio, tem a responsabilidade social e ambiental, e em caso de uma fiscalização, o síndico será responsabilizado”, conta Oliveira.

            “Nossa solução é estudar a viabilidade das alternativas de destinação final adequadas aos resíduos analisados, e fazê-la utilizando a tecnologia mais avançada e segura disponível no mercado” relata Paulo. Conforme o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do condomínio, quanto aos resíduos como: pilhas e baterias, lâmpadas e produtos eletroeletrônicos, deverá se orientar as ações no sentido buscar soluções de logística e transporte.

Ainda que os resíduos retornáveis e recicláveis sejam embalados em recipientes adequados, separados por cores, a coleta seletiva, onde existe, certamente não engloba todos os condomínios, mesmo para uma capital. Desta forma, para o destino final ambientalmente correto dos resíduos, em grande parte, as ações agora estabelecidas por lei, ao menos relacionadas ao retorno de pilhas e baterias, e precisam ser implantadas em condomínios para que mais à frente não venha sofrer uma infração ambiental sujeito a multa.

“Elaborar um espaço para coletar os resíduos é uma ideia que os síndicos ou as administradoras dos condomínios podem procurar uma empresa como a Amazon Ekos para fazer a gestão e a destinação correta desses resíduos, orientar os condôminos do projeto, informando os pontos de coleta que serão fornecidos pela própria empresa que fará o gerenciamento”, indica Paulo.


            Depois de utilizar, é preciso retirar de circulação as baterias e pilhas descartadas em locais denominados, esta atividade, oferece vários benefícios para a saúde e ao meio ambiente, já que estes produtos possuem elementos químicos tóxicos como níquel, chumbo, cádmo e mercúrio, que contaminam o solo e a água.

            “Ao contratar uma empresa licenciada que faz o gerenciamento dos resíduos, o síndico receberá um Certificado de Destinação Final alegando que o mesmo cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, alerta o empresário.

            Lembrando que o síndico responde previamente aos resíduos de áreas comuns do condomínio, e não dos moradores. Mas pensando na questão socioambiental, é muito interessante que o síndico crie essa campanha sensibilizando todos os moradores e os incentivando a colaborar com a iniciativa.

Somente três empresas fazem a blendagem de resíduos, a Amazon Ekos é uma delas, com sede na grande Cuiabá, habilitada para o transporte dos mais diversos tipos de resíduos, veículos inspecionados pelo INMETRO e motoristas com as capacitações necessárias para transporte de resíduos. A destinação dos resíduos representa um dos maiores desafios para desenvolvimento sustentável e utiliza a tecnologia de coprocessamento para dar uma destinação final aos resíduos industriais, sem gerar danos ao meio ambiente.

O portal Síndico Legal foi atrás de sugestões para orientar e incentivar os síndicos a darem início a uma campanha interna para a coleta de pilhas, baterias, lâmpadas, isopor, gesso, óleo de cozinha, eletroeletrônicos, entre outros resíduos perigosos nos condomínios:

1 – Elaborar o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos do Condomínio;

2 – Informar os locais que devem colocar os recipientes para o descarte dos resíduos

3 – Concorre com estas ações, ações de comunicação e divulgação do plano, a comunicação deverá instruir os moradores sobre a ação e a importância da participação de todos. Utilize as áreas específicas para comunicar as ações do plano;

4 – O recipiente poderá ser uma caixa, é interessante que o recipiente seja de fácil transporte e permaneça fechado, melhor se o condomínio tiver uma empresa específica para o gerenciamento do material. Forrar com saco para lixo. Etiqueta para colar no recipiente com identificação.

            Se você está interessado em saber os serviços que a Amazon Ekos oferece, você pode acessar o site www.amazonekos.com.br, ou pelo telefone: (65) 3341-1000 ou (65) 99642-8896

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here