Sucuri é flagrada tentando engolir jacaré em condomínio de Manaus; VÍDEO.

Cena surpreendeu moradores do local, que puxaram animais usando cordas. Caso foi registrado no dia 7 deste mês.

Uma sucuri foi flagrada tentando engolir um jacaré na área de um condomínio do bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O registro foi feito no dia 7 deste mês.

Dernando Reis, morador do condomínio, contouque estava entrando no local, no final da tarde, quando se deparou com a Sucuri já estendida e sendo preparada pelos moradores para libertá-la em uma área de mata.

Os vídeos mostram que a sucuri estava em uma área de igarapé enrolada no jacaré. Os moradores conseguiram puxar os animais com uma corda para a área externa do condomínio.

A cobra se soltou do jacaré após intervenção dos moradores. Conforme Gerson Frota, morador do condomínio que acompanhou a situação inusitada, os dois animais retornaram à área de mata de onde surgiram após o registro.

Sucuris podem chegar a 8 metros de comprimento

Em toda a Amazônia brasileira, existem 189 espécies de cobras registradas oficialmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até 2017. A sucuri (Eunectes murinus) é a maior é a maior espécie de cobra da Amazônia, segundo a bióloga Luciana Frazão.

Segundo a bióloga, o animal pode chegar a até 8 metros de comprimento, mas apenas em casos raros. A média de tamanho dos animais dessa espécie é de 3 a 4 metros de comprimento.

[adrotate group=”1″]

“As sucuris estão mais relacionadas à ambientes aquáticos. São bichos aquáticos, tanto é que elas estão adaptadas à isso. As narinas e os olhos são mais voltados para cima, para que o bicho possa ficar totalmente submerso, só com os olhos e narinas para fora da água para quando ele estiver buscando presas”, explicou Frazão.

[adrotate banner=”127″]

Outros registros

Em 2017, uma “selfie” feita pelo autônomo Carlos Andrade, de 22 anos, viralizou em uma rede social. No registro, o autônomo aparece com uma sucuri ao lado, ao nadar no Rio Nhamundá, que banha o município de mesmo nome, a 375 Km de Manaus (AM), e é um dos afluentes do Rio Amazonas.

O autônomo contou que não se assustou com a situação e se aproximou do animal para fazer o registro. “[Minha família] tem um sítio na cabeceira do rio. Vi a cobra e fiquei assustado, porque temos muitos animais. Mas ela não estava se mexendo. Entrei na água e peguei o celular para fazer a foto”, relatou.

Mesmo com a aproximação de Carlos, ele contou que o animal não avançou ao perceber a presença dele na água. “Na verdade, ela foi se afastando à medida que eu entrava no rio. Ela parecia ter algo na barriga. Por isso não se mexia. Tirei a foto e saí da água. Depois, já não a vi mais”, acrescentou

Em Manaus, uma sucuri parou o trânsito da Avenida Djalma Batista – uma das maiores e mais movimentadas avenidas da cidade – no dia 29 de janeiro deste ano.

Na ocasião, vídeos registraram o momento em que carros e ônibus precisaram parar até que a cobra, de cerca de cinco metros, que tentava atravessar a via, fosse resgatada.

Em vídeos, que circularam em redes sociais, a sucuri aparece em meio aos veículos que trafegam pela via. Em uma das imagens, o homem que filma chega a comentar, em tom de brincadeira: “Só Manaus mesmo pra parar o trânsito em plena Djalma Batista por causa de uma sucuri”.

Fonte:G1(Amazonas)
Leia mais sobre Animais em Condomínio clicando aqui!

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!