Sobre a Drenagem nos Condomínios

0
221
Sobre a Drenagem nos Condomínios
Imagem: Google

NORMAS TÉCNICAS DE REFERÊNCIA

 

 

–  ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;

NBR 10844/1989: Instalações Prediais de Águas Pluviais;

NBR 12266/1992: Projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água esgoto ou drenagem urbana;

NBR 5688/2010: Tubos e conexões de PVC-U para sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação – Requisitos.

 

 

DEFINIÇÃO DE DRENAGEM

 

Escoamento de águas de terreno excessivamente úmido por meio de tubos, valas, etc. instalados na superfície ou nas camadas subterrâneas.

Parte dos problemas de drenagem urbana deverá ser minimizada com o uso e a prática de critérios de projeto coerentes e uniformes, considerando principalmente a natureza do problema.

O sucesso de uma boa funcionalidade de uma rede de drenagem se deve, principalmente, na elaboração de um projeto consistente, em que são seguidas todas as orientações normativas, levantamento topográfico preciso e a sua execução com profissionais habilitados.

 

Principais problemas existentes com uma drenagem falha:

Inundações em residências

Infiltrações em garagens

Infiltrações em paredes

 

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO. Engenheiro Civil, Diretor e Membro Titular do IBAPE-MT (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), atua na área de avaliações e pericias judiciais e extrajudiciais e vistorias em condomínios a mais de 20 (vinte) anos,realizando trabalhos nas Comarcas da Capital e do interior de Mato Grosso.

 

Leia mais artigos aqui!

LEIA TAMBÉM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here