Síndico profissional: como funciona?

0
282
geralmente o síndico profissional possui qualificações para o cargo

Quando o síndico é um profissional contratado pelo condomínio no momento certo, acaba muitas vezes salvando o empreendimento de muitos problemas. Isto porque, geralmente o síndico profissional possui qualificações para o cargo, o que leva a fazer uma gestão bem eficiente.

Mas como saber o momento e a necessidade de contratar um síndico profissional? Pensando nisso, o portal Síndico Legal preparou esse conteúdo exclusivo para sanar essa dúvida!

Hora de contratar um síndico profissional 

Sindico Profissional Fechando Contrado

Em muitos condomínios já existem diversos moradores que possuem o interesse em assumir o cargo de síndico. Mas existem também aqueles, que na hora que chega na Assembleia acabam recusando o convite.

E quando não existem candidatos ao cargo, o que fazer? Bom, este é o momento para se contratar um síndico profissional.

É preciso salientar que é uma função com muitas responsabilidades, e principalmente, com muitas atribuições, que precisam acima de tudo serem realizadas de forma correta, para que o condomínio não sofra nenhum prejuízo.

E quando em situações onde o condomínio até possui candidatos a síndico, mas quando os mesmo não possuem conhecimentos adequados para o cargo, ou até mesmo quando os outros condôminos não confiam na idoneidade, também é recomendada a contratação do síndico profissional.

Avaliação

Avaliação para contratação

Mas o que é preciso analisar para contratar um bom síndico profissional? Para começar, é preciso entender se o condomínio é pequeno ou não, se for grande ou possuir várias torres, a contratação de um síndico profissional é uma boa opção.

E até mesmo em condomínios pequenos, o suporte profissional acaba dando uma certa garantia de um bom serviço prestado.

Mas para escolher um bom síndico profissional é preciso se atentar há alguns cuidados, como por exemplo, se o síndico está apto para assumir o cargo, e se ele possui comprovações de experiência na função.

É interessante também avaliar essas experiências, o tempo que durou no cargo em outros condomínios, se foi um síndico responsável, e quais foram as melhorias feitas no condomínio.

Se preciso for, entre em contato com os moradores do condomínio onde o síndico trabalhou, pergunte o que achou do profissional, e investigue as razões da saída do síndico.

Um ponto a ser considerado é que optando por um síndico profissional, o mesmo não sofrerá impacto financeiro caso ocorra um rombo nas contas do condomínio ou caso o empreendimento sofra uma desvalorização por algum erro de gestão.

Outra questão a considerar é que o síndico deve coordenar funcionários, portanto precisa ter um perfil de liderança e organização. Deve ter habilidade em comunicação e ter paciência para conseguir atender e lidar bem com as demandas que o empreendimento irá provocar.

Tem que entender, possuir conhecimentos de administração, contabilidade, direito e recursos humanos.

 

Contratação contratação de sindico profissional sindico legal

Se o síndico que administra, como pode ser feita sua contratação sem um outro gestor do condomínio? Pois bem, existem duas formas de contratação. Pode ser através da administradora de condomínio, ou diretamente com o profissional formalizado como MEI (Microempreendedor Individual).

Nós dois casos é necessário a emissão da nota fiscal, mensalmente, em nome jurídico do condomínio. Os salários possuem variações depende do tipo do condomínio, do tamanho, das áreas comuns, dos valores que são arrecadados com as cotas condominiais.

E um detalhe importante, é bem comum que o síndico profissional trabalhe em vários condomínios ao mesmo tempo.

Para garantir que o bom trabalho seja feito nesse caso, é interessante colocar no contrato as informações de trabalho, e garantir que o profissional deverá cumprir as horas/mês determinadas pelo contratante.

Vale ressaltar que, a decisão pela terceirização do síndico precisa ser aprovada em Assembleia.

 

Toheá Ranzetti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here