Síndico profissional: a profissão do futuro

0
47
Síndico profissional: a profissão do futuro
Síndico profissional: a profissão do futuro

Atualmente vivemos em um mundo onde existe cada vez menos espaços disponíveis nos centros urbanos. Por conta disso, as construtoras e até mesmo a própria população têm optado por investir na vida em condomínios.

No Brasil, existem aproximadamente 400 mil condomínios, e a tendência é que esse número cresça cada vez mais. E para cada um desses empreendimentos é necessário e obrigatório a presença de um síndico.

 

 

E com tamanho crescimento no número de condomínios, é essencial que os síndicos sejam devidamente capacitados para poder administrar de forma correta os condomínios.

A Safety Síndicos Profissionais é uma empresa voltada para a capacitação e profissionalização de síndicos. De acordo com Genilson Ramos, Proprietário da Safety Síndicos Profissionais, a empresa busca a redução dos custos fixos do Condomínio, gestão de serviços e contratos através da mediação e imparcialidade na aplicação da convenção e regimento interno, gerenciamento dos funcionários e fornecedores de bens e serviços, acompanhamento na realização de serviços contratados e fiscalização e análise da gestão financeira realizada pela Administradora do Condomínio, proporcionando tranquilidade, segurança e bem-estar aos Condôminos. “A gestão dos síndicos profissionais da Safety é participativa e o trabalho é desenvolvido conforme regem as leis, além da convenção, regimento interno do condomínio e as deliberações em assembleias”, relata Genilson.

“A Safety possui um arsenal de ferramentas com aplicativos para a comunicação com os moradores, softwares de gestão financeira e planilhas de acompanhamento do dia a dia do condomínio, tornando nosso trabalho mais rápido e produtivo. Além disso, nossa gestão é democrática, ou seja, todos participam ativamente das decisões e a empresa cumpre e executa tudo o que é determinado nas Assembleias”, conta o empresário.

Para quem não conhecia o síndico profissional, a lei brasileira permite que o síndico seja de fora do condomínio. Ele não possui a necessidade de viver no condomínio, mas independente desse fator, ele foi devidamente treinado para exercer essa função, possuindo conhecimento adequado, tanto em questões administrativas, como jurídicas, técnicas, de gestão de pessoas, além de também por não morar no condomínio, não possui ‘afinidades’ que podem influenciar em algumas decisões.

“O síndico morador geralmente tem outras atribuições além do cargo de síndico e muitas vezes não possui o conhecimento administrativo, o que dificulta a gestão do condomínio. Além disso, o síndico morador pode gerar eventuais atritos, pois busca fazer as coisas conforme as suas vontades e não necessariamente de acordo com as decisões tomadas nas Assembleias. O síndico profissional, ao contrário, está à disposição de forma integral, além de ter domínio de conhecimentos administrativos, legais e financeiros. Portanto, nossos síndicos profissionais criam um plano estratégico de curto, médio e longo prazo para cada condomínio buscando a valorização do imóvel”, exalta ele.

Capacitação

Muitas pessoas ao conhecerem o trabalho do síndico profissional acabam se interessando e querendo exercer a profissão, mas é importante saber que é preciso ter o conhecimento necessário para atuar em condomínios. Separamos uma lista de habilidades essenciais que o síndico profissional precisa ter:

 

 

– Inteligência emocional para saber lidar com crises e criar soluções para os possíveis conflitos;

– Amplo conhecimento na área da administração, contabilidade, finança, recursos humanos, direito, entre outras;

– Possuir uma boa comunicação, a fim de promover um bom relacionamento tanto com os condôminos como com os funcionários;

– É preciso ser organizado para poder administrar mais de um condomínio ao mesmo tempo;

– E por fim, mas não menos importante, é preciso ter disciplina para conseguir trabalhar de forma autônoma e independente.

Adquirir esses atributos não é tão simples, mas já existem cursos e certificações que tem o objetivo de formar síndicos profissionais de qualidade e poder inseri-los no mercado de trabalho.

“Todos os nossos síndicos possuem curso de síndico profissional e estão em constante atualização. A qualificação profissional é uma exigência do mercado condominial que está em constante mudança. Portanto, a Safety exige que o quadro de profissionais se atualize. Nossos síndicos fazem cursos de aperfeiçoamento para tornar o trabalho mais eficiente e humanizado. O diferencial da Safety é a maneira como nossos síndicos lidam com eventuais problemas e atritos nos condomínios. Nossos profissionais, por se manterem atualizados em diversas áreas como direito e administração, conseguem desenvolver uma gestão de excelência”, explica Genilson.

Condomínios

Geralmente quem escolhe o síndico é o próprio condomínio. Através dos condôminos é feito a escolha por um síndico morador ou um síndico profissional. “Nossa empresa não escolhe os condomínios. Os condomínios é que escolhem a Safety. Nossos síndicos visitam o imóvel, elaboram um plano e apresentam na Assembleia. Portanto, os síndicos profissionais da Safety são eleitos de forma democrática”, diz ele.

Mas nem todos os condomínios são um mar de rosas, muito pelo contrário, para administrar um condomínio é preciso cuidado e atenção, pois grande parte deles possuem problemas que não foram solucionados, principalmente problemas deixados pelas gestões passadas.

 

 

“Nossa empresa gosta de desafios, portanto, administramos também condomínios que inicialmente possuem diversos problemas como falta de água, problemas de energia ou esgoto. Com o tempo conseguimos resolver todos os problemas do condomínio, valorizando o imóvel e garantindo o bem-estar dos moradores”, declara o empresário.

Benefícios

“O síndico profissional exerce seu trabalho com eficiência, transparência e neutralidade, ou seja, não se envolve emocionalmente com problemas entre condôminos, o que possibilita um serviço justo para todos. Além disso, o conhecimento profundo do síndico profissional permite desenvolver um projeto a longo prazo. Um condomínio dura muitos anos. Inúmeras famílias passam por aquele prédio, inúmeras memórias são construídas. Alguns imóveis são passados de geração para geração. Por isso, é necessário que o imóvel seja valorizado e esteja em ótimas condições. A Safety existe para garantir que essas famílias vivam em um condomínio harmonioso, valorizado e organizado”, cita Genilson.

Síndicos profissionais são pessoas capacitadas e qualificadas para atender as demandas de um condomínio. Precisam ter força de vontade, estar sempre em busca de novas formas de melhorar a administração do empreendimento e deixar a vida dos moradores ainda mais agradável. Para saber mais sobre os síndicos profissionais, você pode entrar em contato com a Safety Síndicos Profissionais através do número: (65) 3365-0934 ou (65) 9.8121-2085.

Redação Síndico Legal: Toheá Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here