Síndico Em Foco: com o síndico profissional Luiz André Mendonça

0
532
Síndico Em Foco: com o síndico profissional Luiz André Mendonça
Luiz André

A quantidade cada vez maior de síndicos profissionais demonstra o quando a profissão está sendo tendência no momento, mas não só no momento, os síndicos profissionais tem cada vez mais se capacitado, buscando informações para melhor atender os moradores que cada vez estão mais exigentes com a gestão condominial.

Na quarta edição do “Síndico Em Foco” convidamos o síndico profissional de Campo Grande-Mato Grosso do Sul, Luiz André Mendonça, síndico há 2 anos, mas com a administradora de condomínios, Luiz possui 4 anos de experiência na área condominial, e ele nos contou como é ser um síndico profissional.

O que te fez querer ser síndico?

Sou administrador de condomínios e sempre trabalhei para os síndicos e nunca como um síndico. Sempre tive essa curiosidade de querer me passar pelo o que meus clientes passam. Foi aí que surgiu uma oportunidade e eu consegui, hoje sou síndico profissional de 04 condomínios.

Como você faz a administração do condomínio?

Tenho uma administradora de condomínios, a Facilita Condomínios, aqui em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Prezo muito em atender bem os moradores e os funcionários, pois eles são as chaves do meu sucesso, com uma equipe bem entrosada e os moradores dando credibilidade em meu trabalho, o síndico sendo correto em tudo, o condomínio vai pra frente com segurança e tranquilidade. Eu trabalho com transparência. 

Quais as dificuldades que você mais enfrentou como síndico?

A minha maior dificuldade é ter o controle da inadimplência e ficar sempre cuidando pra não deixar que aumente.Fazer todos os condôminos pagar em dia, corretamente é difícil, mas controlar para que a inadimplência fique muito exorbitante, pois os condomínios possuem despesas, e eu como síndico preciso estar em dia com os pagamentos dos fornecedores. 

Como você faz a prestação de contas do condomínio?

Detalhando o máximo que puder com as notas fiscais originais e fazendo a conciliação com a conta do condomínio. Minha esposa é Contadora e ela é que faz as prestações de contas mensais de todos os nossos clientes. Apresentando a receita e despesas bem detalhadamente e inclusive nos boletos das taxas condominiais. Dessa forma, os condôminos podem verificar e fiscalizar a gestão.

  


Na questão de documentos e renovações do condomínio, como você administra?

Criamos uma planilha pra ficar mais organizado na hora de verificar, dessa forma consigo ver o que precisa ser renovado, o que está em dia.Acredito que com a organização em planilhas é muito difícil perder algum prazo, então as renovações e documentos sempre estão corretas. 

O prédio possui uma administradora, mas como é feita a gestão com os funcionários?

Sim. Houve a concorrência, porém a minha proposta foi a mais completa, pois sou proprietário de uma administradora que oferece o trabalho de Síndico Profissional.Na questão da gestão com os funcionários, a administradora já possui um banco de dados com vários candidatos, daí a nossa Contadora que faz as entrevistas e a seleção dos candidatos. 

Faça uma avaliação sobre uma gestão de qualidade de um síndico.

O síndico pra ter uma boa gestão condominial, precisa ter uma boa administradora de condomínios trabalhando juntos, para que o oriente da melhor maneira possível, precisa ter um pré-conhecimento na área contábil, jurídico, administrativo e operacional, tem que ser neutro, jamais favorecer alguns moradores, precisa ser paciente pra ouvir e pra falar, precisa ser amigo, “ter jogo de cintura”, precisa ser principalmente transparente, e acima de tudo ter amor ao seu trabalho, com isso consigo realizar um trabalho com excelência.Todas às sextas-feiras o portal Síndico Legal trará na série “Síndico Em Foco” uma entrevista, aproveite para trocar experiências e saber mais sobre as gestões condominiais.

Toheá Ranzeti  – Síndico Legal

Leia mais notícias aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here