Síndico Em Foco: com o síndico Francisco Oliveira Lima

0
360

Nesta edição do “Síndico Em Foco” convidamos o síndico Francisco Oliveira Lima, síndico morador há dois anos do Condomínio João Alves de Mesquita, em Fortaleza-CE, que relatou para o portal Síndico Legal sobre os deveres e as responsabilidades do síndico e como ele aplica na sua gestão os ensinamentos que aprendeu durante o curso de síndico profissional.

 

O que te fez querer ser síndico?

Primeiro, gostaria de esclarecer que sou um sindico morador, apesar de ter também o curso de Síndico Profissional. Antes, trabalhei no mercado financeiro. Fui gerente de Banco durante 20 anos.

Nosso condomínio encontrava-se em situação financeira crítica, como já tinha alguma experiência como membro do Conselho fiscal, aceitei o desafio de recuperar as finanças e a gestão do condomínio.

 

Como você faz a administração do condomínio?

Junto com o Conselho Fiscal, procura sempre envolver o máximo de pessoas na resolução dos problemas mais importantes.

 

Quais as dificuldades que você mais enfrentou como síndico?

Sem dúvida, os conflitos interpessoais que envolvem, sobretudo, a garagem, a perturbação do sossego, entre outros.

 

Como você faz a prestação de contas do condomínio?

Mensalmente enviamos um resumo da prestação de contas a todos os condôminos, bem como afixamos uma cópia nos flanelógrafos e elevadores. Anualmente, por ocasião da Assembleia Ordinária, é apresentado o balancete anual, com parecer do Conselho Fiscal para apreciação.  Nesta ocasião também submetemos, para apreciação, o planejamento do ano seguinte.

 

 

Na questão de documentos e renovações do condomínio, como você administra?

Não temos ainda um sistema moderno de arquivo para documentos. No que se refere a renovação de contratos para manutenção, são analisados cuidadosamente, item por item, a fim de evitar futuros questionamentos jurídicos ou prejuízos maiores para o condomínio. Na contratação de obras, exigimos a apresentação, de no mínimo, 03 orçamentos.

 

O condomínio tem uma administradora? Como é feita a gestão com os funcionários?

Não. Os funcionários são selecionados através de uma entrevista, cujo questionário envolve 20 perguntas, bem como a exigência de folha corrida, certidão criminal negativa e curriculum vitae. Recebem uma lista de tarefas a serem executadas diariamente, sob a supervisão de um administrador.

Faça uma avaliação sobre uma gestão de qualidade de um síndico.

Entendemos que a pessoa que abraça a profissão de Síndico precisa ter conhecimento em várias áreas. Conhecer bem o Código Civil, a Convenção do condomínio e o Regulamento Interno. Recomendo fazer um Curso de Síndico Profissional. Uma gestão de qualidade precisa envolver os condôminos, ser moderna na gestão e ter visão de futuro. Um bom síndico precisa ter paciência, interesse em aprender sempre mais, excelente comunicação, senso de justiça, inspirar confiança, honestidade, organização e disciplina. Recomendo ainda um bom curso de MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM.

Todas às sextas-feiras o portal Síndico Legal trará na série “Síndico Em Foco” uma entrevista, aproveite para trocar experiências e saber mais sobre as gestões condominiais.

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here