Síndico deve planejar as despesas sazonais no orçamento do condomínio

0
663

Faltam quatro meses para acabar o ano, porém, o síndico já pode começar a planejar o orçamento do próximo ano. Todo mês de janeiro é a mesma coisa: despesas típicas dessa época, como gastos com material escolar, matrícula, IPTU e IPVA.

E com o condomínio não é diferente. Para encarar estes gastos, só com bastante planejamento.

Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época. No condomínio a administração precisa compreender tudo que se passa em cada época do ano para garantir uma previsão orçamentária impecável, além de conseguir evitar problemas.

As tarefas sazonais variam desde questões de manutenção até compromissos ou entrega de documentos. Alguns outros exemplos são:

  • Aumento do consumo de água durante o verão;
  • Aumento do consumo de energia elétrica no inverno;
  • Maior uso e necessidade de manutenção da piscina em épocas quentes;
  • Dedetização das áreas comuns do condomínio.
  • Manutenção no Playground antes das férias da criançada

Como controlar as despesas sazonais no orçamento?

 

– Planejamento anual

Certamente você já deve ter sentido o impacto das despesas sazonais no seu bolso. O cálculo precisa ser feito levando em consideração uma margem para imprevistos. Por isso, arredonde os valores um pouco para cima para que exista uma folga.

Se o empreendimento conta com o serviço de uma administradora de condomínios, talvez seja preciso pedir auxílio na hora de arrecadar as informações necessárias para montar o planejamento

– Planilha: ferramenta principal

O segredo para proteger o seu orçamento é elaborar uma planilha com um ano de receitas e despesas, identificando assim os momentos em que você gasta mais. Dessa maneira, poderá se programar melhor, reduzindo despesas de um lado, para custear outras, ou mesmo guardando dinheiro para cobrir os gastos extras.

 

 

– Manutenção

Em seguida, deve ser feita uma análise criteriosa sobre as melhorias e manutenções que o condomínio precisa fazer no próximo ano. Existe alguma obra que precisa ser feita no imóvel? O condomínio está em dia com a documentação de prevenção contra incêndios?

 

DICA DO PROFISSIONAL

Méri Rostirolla
Arquivo pessoal

Conforme a síndica profissional e contador, Méri Rostirolla, é bastante claro que em todos os condomínios existem despesas que não ocorrem todos os meses fielmente, chamamos estas de despesas sazonais, que também são diferentes de despesas não previstas.

Levando em consideração que algumas manutenções e despesas são obrigatórias e inadiáveis, é importante que o Síndico estude e planeje muito bem sua previsão de gastos para o ano”.

Ela explica a importância de fazer um planejamento mensal, com períodos ideais para organização documental do Condomínio, como por exemplo, programar férias e decimo terceiro no fim do ano e preparar manutenções em telhados após o término de chuvas.

Visto isso, concluímos que um bom planejamento administrativo e financeiro é de extrema importância para que o condomínio possa caminhar em segurança’’.

 

Geiseane Lemes –Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

 

LEIA TAMBÉM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here