26 C
Cuiabá
sexta-feira, setembro 17, 2021
Início Gestão Semana do Meio Ambiente: como podemos ajudar?

Semana do Meio Ambiente: como podemos ajudar?

0
606
Imagem: Condomínios Verdes

O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais. Quando os portugueses avistaram nosso país foram surpreendidos por uma imponente vegetação em nossa costa, na época, coberta pela Mata Atlântica. Com o passar dos anos, a vegetação foi sendo devastada e, hoje, dos 1,3 milhão de quilômetros quadrados originais, restam apenas cerca de 163 mil km², o que equivale a pouco mais de 12% do total. A devastação que a Mata Atlântica vem sofrendo somada a má utilização dos recursos naturais indicam que o meio ambiente pede socorro e cabe a nós entendermos que, ao fazermos a nossa parte, estamos de fato contribuindo para um mundo mais sustentável.

A fim de conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio natural de nosso país, o governo brasileiro criou a Semana do Meio Ambiente, que, este ano, será iniciada em 30 de maio e encerrada em 05 de junho, quando comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Como vimos, não há muito o que comemorar, mas, sim muito trabalho a fazer! Nossos governantes têm a obrigação de fiscalizar e tomar as medidas necessárias para combater os desmatamentos e nós, ao invés de ficarmos lamentando, podemos levantar da cadeira e agir na região em que moramos.

Como eu e meu condomínio podemos ajudar?

Mãos à obra:

faça-um-mutirão
Foto: Carlos Poly/SMCS

Se você mora próximo a algum parque ou área florestada, organize um mutirão com os demais condôminos para “dar uma geral” no local! E mais: dizem que, na vida, as pessoas devem plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro, então, que tal plantar sua primeira muda e já riscar do papel uma dessas três metas? 😉

Leve sacolinhas de lixo nos passeios:

sacola-de-lixo-praia
Foto: Ivaldo Bezerra/Lumen

Ao ir à praia, fazer um piquenique na floresta ou aquela trilha mais radical, lembre-se de levar uma sacolinha para armazenar todo o lixo produzido durante o passeio! Separar os resíduos úmidos dos secos tornará sua ação ainda mais eficiente.

Vá de bike:

andar-de-bicicleta
Crédito imagem: Pixabay

Adote a bicicleta para aqueles passeios um pouco mais longos. Ao deixar o carro em casa, além de evitar a emissão de CO2 na atmosfera, você ainda fará uma atividade física! As florestas agradecem e seu coração também!

Economize papel:

Evite imprimir folhas de papel que não são necessárias e utilize sempre frente e verso. Lembre-se que o papel é feito a partir da madeira, portanto, gastar menos papel significa extrair menos árvores.

 

Juntos, somos mais fortes:

juntos-somos-mais-fortes
Imagem: Reprodução Internet

Reserve um espaço no mural de avisos do condomínio para dar dicas sustentáveis. Ao disseminar a cultura da sustentabilidade, você auxiliará àquelas pessoas que querem ajudar, mas não sabem por onde começar! Divulgue informações sobre coleta seletiva, economia de água e reutilização de materiais. Se uma pessoa fizer a sua parte, já terá valido a pena, mas, se várias pessoas fizerem, o resultado será ainda melhor!

Compartilhe essas informações com seus amigos e vizinhos e vamos, juntos, fazer a diferença!

Fonte: Jornal O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Síndico Responde Síndico Legal
Precisa de ajuda?