Seguro condomínio: é obrigação do síndico, contratar?

0
359

O Seguro Condomínio é de extrema importância e sua contratação é obrigatória por lei (Lei n° 4591/64). Para proteger os edifícios residenciais, comerciais ou mistos contra diversos riscos, como roubo, incêndio, raio, explosão, vendaval, danos elétricos, ruptura de tubulações e outros.

Na hora de contratar o seguro condomínio, é preciso estar atento aos detalhes para não cair em armadilhas. Para esclarecer mais sobre o assunto, Cilza Fernandes, da CONFIARI CORRETORA DE SEGUROS, explica que é obrigação do síndico fazer a contratação do serviço, por isso, precisa estar atento aos valores assegurados, pois pode ser responsabilizado pela má escolha da proteção.

Foto: L. Davi Matos
Cilza Fernandes, CONFIARI CORRETORA DE SEGUROS / Geiseane Lemes, Jornalista Sindico Legal / Foto: L. Davi Matos.

“A responsabilidade dessa contratação está na lei do condomínio. O síndico responde tanto ativamente quanto passivamente pela contratação”.

Ela detalha algumas observações necessárias para o síndico como, qual o tipo de cobertura que assegura contra sinistros de qualquer natureza.

É importante procurar um corretor especializado de acordo com o tipo de seguro que deseja adquirir; Deve-se pesquisar sobre a reputação da seguradora. Prestar atenção aos riscos que não estão incluídos na apólice.

O valor do prêmio é calculado com base no somatório das coberturas agregadas à Apólice, permitindo ao contratante personalizar o seguro conforme suas necessidades.

No Brasil, por exigência legal, é obrigatório que edifícios possuam seguro de condomínio, que ofereça, no mínimo, proteção contra incêndio ou destruição, parcial ou total. Portanto, é fundamental avaliar os valores referentes a cada cobertura para não subestimar ou exagerar na contratação.

E ainda, lei todos os documentos com muita atenção, principalmente, dos riscos excluídos.

 

 

Geiseane Lemes – Redação Síndico Legal


Leia mais notícias aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here