Segurança ao carregar carros elétricos em condomínios

0
101
Existem muitas vantagens de se possuir um carro inteiramente elétrico
Existem muitas vantagens de se possuir um carro inteiramente elétrico

Atualmente os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço nas grandes cidades brasileiras, ainda mais com a alta dos preços dos combustíveis no país. Mas existe um detalhe que muitas vezes não surge na hora de adquirir esses veículos, que é a forma de carregá-lo, ainda mais se tratando de moradores de condomínios, pois o empreendimento precisa estar preparado para carregar esse veículo.

Quando em um prédio somente um ou dois moradores possuem carros elétricos, e solicitam para o síndico uma tomada para carregar os automóveis, o síndico pode disponibilizar, porém, se mais moradores comprarem carros elétricos, serão necessárias mais tomadas. Mas o síndico precisa se atentar quanto a carga elétrica fornecida para esse carregamento, pois não pode sobrecarregar a eletricidade do condomínio, o que pode ocasionar quedas de energias, e até mesmo provocar um incêndio

 

 

No Brasil, existe uma empresa chamada INCHARGE, localizada em Minas Gerais, que criou um carregador profissional para veículos elétricos. A INCHARGE não só fabrica carregadores inteligentes para praticamente qualquer marca ou padrão de conexão de veículos elétricos, a empresa também desenvolveu um aplicativo (semelhante ao Waze) que informa em tempo real ao usuário a localização exata e a disponibilidade instantânea dos postos de carregamento existentes, além de muitas outras facilidades, como a possibilidade de reserva de carregamento em dia e hora marcados, para o melhor planejamento dos seus traslados ou viagens.

Alexandre Abdalla, Diretor Comercial da INCHARGE, conta como funciona esses carregadores. “A INCHARGE ajuda o condomínio a atender as novas demandas relacionadas ao carregamento de veículos elétricos. Cada condomínio possui características que o torna único. Sendo assim, o trabalho da INCHARGE começa com o levantamento do perfil do condomínio e apresentação das soluções mais aderentes”, explica ele.

Invariavelmente, as soluções de carregamento de carros elétricos em condomínio envolvem controle de acesso e rateio de energia como foi exemplificado acima. Além de evitar a sobrecarga na rede elétrica do condomínio, o sistema também consegue identificar o uso de cada carregador. “A plataforma INCHARGE permite aos síndicos e administradores o controle total dos carregadores e recargas, fornecendo mensalmente à administração relatórios de rateio para cobrança da energia consumida”, relata Alexandre.

 

 

Vantagens

Existem muitas vantagens de se possuir um carro inteiramente elétrico, desde a economia, quanto a questão de sustentabilidade, pois esses veículos não emitem gás carbônico, sendo assim, não prejudica o meio ambiente.

Mas as vantagens para um condomínio de possuir uma plataforma da INCHARGE são variadas, veja:

Valorização do imóvel: na hora de vender ou alugar uma unidade, existe mais esse diferencial para oferecer ao novo morador;

Estar preparado para atender condôminos com carros híbridos /elétricos: se o condomínio tiver um novo morador que já possui um carro elétrico, ele não terá problemas para carregar o seu veículo, e nem precisará recorrer ao síndico para solucionar essa questão;

Segurança dos moradores, dos veículos e da estrutura do condomínio: a plataforma da INCHARGE consegue equilibrar o carregamento dos veículos, de forma que não tenha uma sobrecarga na rede elétrica do condomínio, controlando a distribuição de carga entre todos os veículos elétricos que estarão sendo carregados. Sendo assim, evita acidentes, incêndios, e danos aos moradores e ao próprio veículo.

 

 

Implantação

De acordo com o Diretor Comercial da INCHARGE, a implantação da plataforma deve ser feita obedecendo 4 fases, sendo elas:

1ª Fase: Análise de disponibilidade de potência;

2ª Fase: Projeto elétrico;

3ª Fase: Adequações civis e elétricas;

4ª Fase: Instalação dos carregadores.

Atrelada às revisões semestrais, a INCHARGE oferece três anos de garantia em todos os seus carregadores. A empresa tem canais de vendas em diversas capitais do país com seus parceiros devidamente treinados em fábrica para fazerem a instalação e prestarem assistência técnica local.

Acesse o site:  http://www.incharge.eco.br/condominios ou baixe o aplicativo: http://www.incharge.app ou ligue para (35) 3473-0824.

Está esperando o que para oferecer boas tecnologias para carros elétricos dentro do seu condomínio e prepará-lo para o futuro tecnológico que está tomando conta das cidades brasileiras?

Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here