Salão de festas e sua utilização

0
1253

Como fazer o bom uso do salão de festas sem desrespeitar as regras do condomínio

Os moradores que escolhem morar em condomínios, muitas vezes motivo é a segurança, como também a quantidade de lazer que esses empreendimentos oferecem. Um dos melhores espaços que o condômino pode aproveitar é o salão de festas do condomínio. O espaço foi criado para reuniões familiares, entre amigos, aniversários, e até mesmo confraternização de funcionários, e possuem um espaço bem confortável, que geralmente consegue suportar uma boa quantidade de pessoas, pelo menos, mais do que uma casa ou um apartamento costuma caber. Mas como faz parte de uma área comum do condomínio, ela é compartilhada entre todos os moradores, o que estabelece e exigi alguns cuidados referente a utilização do local, de maneira que todos possam usufruir da estrutura e mantê-la bem conservada.

Reservar com antecedência

A maioria dos condomínios exige uma reserva antecipada do salão de festa, até mesmo para organização do local, como limpeza e agendamento do uso entre os condôminos. O síndico do condomínio, por ser responsável pelo empreendimento, saberá quais as regras e qual o prazo da reserva, pois as informações precisam constar no Regimento Interno do condomínio. É bom verificar com o síndico para o caso de reservas feitas mais em cima da hora, como por exemplo, 24 horas antes do evento. Se não for possível, é preciso entender que o condomínio possui regras, e é preciso ter planejamento do uso dos recursos para que não haja conflitos entre os moradores.

Não utilize o salão sem ter feito a reserva, porque o síndico poderá aplicar multas e penalidades por essa atitude, e também pode ocasionar em conflitos, portanto, é bom evitar, por isso, siga as regras.

Lei do silêncio

Existem regras para a utilização do salão de festas para que seu uso não seja visto como um causador de problemas, por isso, uma dessas regras é referente ao horário e o uso correto do som. A maioria dos condomínios estabelece que o horário permitido para o uso do salão de festas é até as 23h. Sem falar da ‘Lei do Silêncio’, que deve ser respeitada, para que os moradores possam ter uma boa convivência.

Os moradores devem ficar atento quanto aos seus convidados, e verificarem se os mesmos não estão cometendo algum erro, que desobedecem essas regras.

Se tiver música tocando, é sempre bom ficar de olho no volume, se está admissível, e também cuidar com os tons das conversas, para que não desrespeite a ‘Lei do Silêncio’.

Limpeza

Geralmente o salão de festas é entregue limpo, por isso, é interessante que após a utilização, entregue-o também limpo, para que esteja pronto para outro condômino utilizar.

É preciso verificar quanto as regras referentes a limpeza do salão de festas que estão previstas no Regimento Interno, pois em alguns casos, é exigida a limpeza feita pelo próprio condômino que reservou, ou até mesmo permite-se cobrar uma taxa de limpeza. Seja qual for a regra do seu condomínio, é importante cumprir corretamente, para que você, condômino, não perca o direito de usar os benefícios do condomínio, ou até mesmo sofrer alguma punição.

 

 

Patrimônio

É importante lembrar que o salão de festas faz parte de um bem do condomínio, e precisa ser cuidado por todos, principalmente pelos que utilizam. Logo, é recomendado ter cuidado com o espaço e com os equipamentos e utensílios que ele possui. E é sempre bom também orientar os convidados, para que os mesmos zelem, e não danifiquem o ambiente. Sabe-se que acidentes acontecem, e se alguma coisa for danificada, é interessante informar o síndico, e se prontificar a arcar com o prejuízo.

Regras

A mais importante dica que o portal Síndico Legal tem para dar, é que tanto os condôminos, quanto os convidados respeitem as regras do condomínio, e principalmente as das áreas comuns que serão utilizadas.

É bom respeitar todos os ambientes, funcionários e moradores, até porque o condomínio estará com sua rotina normal de funcionamento, e todos os âmbitos devem ser respeitados.

Os convidados devem ser avisados sobre essas regras, e sobre o respeito delas, pois quem sofrerá a punição será o condômino que convidou, portanto evite problemas com o condomínio e com os moradores.

Agora que vocês já conhecem essas dicas infalíveis para ter uma boa convivência e uma boa utilização do salão de festas do condomínio, você pode compartilhar com os seus amigos e vizinhos para que todos aprendam e entendam melhor sobre as regras de uma boa convivência.

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais sobre gestão aqui!

Artigo anteriorA importância do compliance nos condomínios, nas administradoras de condomínios e nas empresas prestadoras de serviços
Próximo artigoAssembleia permanente, contínua ou em aberto é permitida?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here