Saiba como utilizar as cores para mudar um cômodo

0
17
decoração de cômodos
saiba decorar os cômodos de sua casa

Nem todo mundo sabe que as cores são muito importantes e possuem capacidade de influenciar bastante nas emoções. Como por exemplo, o céu azul motiva as pessoas a iniciar o dia com um bom astral. Porém, se o céu amanhece o nublado e cinzento, ele transmite tristeza e desânimo.

É por isso que a lógica das cores faz toda a diferença numa decoração. Quando a decoração é planejada pode valorizar os espaços, deixando os ambientes mais aconchegantes e acolhedores para uma casa. A definição das cores precisa ser parte da construção, desde o início da reforma, e não deve ser deixada para o final.

Pensando nisso, o portal Síndico Legal separou algumas dicas para trazer uma sequência de conselhos sobre as cores para te ajudar no seu projeto de decoração. Acompanhe!

 

 

Pontos de cor

Para aqueles que gostam de cores mais sutis, é uma ótima alternativa pensar em alguns pontos de cor. Neste caso, é recomendado utilizar paletas neutras nas paredes, e utilizar tons mais fortes nos móveis, objetos de decoração e tapetes.

Cor nos volumes

Existem alguns projetos que deixam as paredes com volume, e nesse caso é possível destacar esse volume. Quando for aplicar cores nesses locais, é possível que se crie pontos de interesses no ambiente, e que esses pontos transmitam diferentes sensações e estímulos, variando de acordo com a tonalidade escolhida, provocando desde o relaxamento e paz até energia e alegria.

Inspiração na natureza

Um detalhe muito importante é que a natureza é sempre um elemento que pode inspirar. Os tons da natureza, tecidos ou texturas que remetem a natureza transmitem uma sensação de paz, conforto e bastante tranquilidade no cômodo.

Vale lembrar que a natureza pode oferecer diversos cenários, desde florestas até praias.

Círculo cromático

Para as pessoas que são indecisas, podem utilizar o círculo cromático como ferramenta para poder ajudar a escolher uma boa composição de cores.

Assim, é recomendado utilizar as cores complementares, opostas no círculo, que mesclam os tons mais quentes e os mais frios. Para aqueles que gostam de degrades e tons sobre tons, a orientação é utilizar as cores análogas, que ficam lado a lado no círculo.

 

 

Psicologia das cores

É preciso pensar no sentimento que você quer transmitir para quem for frequentar o espaço, e isso é muito importante na hora de planejar a decoração do cômodo.

Vale ressaltar que, ao escolher as cores o ambiente poder sofrer alterações, como aquecer ou esfriar.

Iluminação

A iluminação é um elemento primordial. A luz pode mudar a tonalidade das cores, e até mesmo mudar o objetivo e a percepção, criando efeitos, e até alterando o propósito do ambiente.

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here