Se você pensa que tapeçaria é coisa do passado, você está errado! Não só está na moda, como veio para ficar, e tem enfeitado ambientes, deixando-os mais arrojados, com diversas estampas, além de alegrar e harmonizar os espaços. E para a surpresa de muitos, os tapetes estão também ocupando lugares inusitados, como as cabeceiras das camas.
Vale lembrar que não basta só colocar um tapete no cômodo e pronto, é preciso se atentar para a proporção do elemento escolhido. Ele não pode ser nem muito grande e nem muito pequeno, em relação ao tamanho do espaço. Mas também cabe misturar os estilos e tamanhos. No piso, é possível até sobrepor um tapete sobre o outro, brincando com as texturas e peças.
- SAIBA MAIS SOBRE: Ponto focal: Como transformar a decoração da sua casa
Pensando em toda essa diversidade de estilos, o portal Síndico Legal fez uma lista com 5 dicas de como você pode decorar um ambiente se aproveitando dos tapetes.
Como obra de arte
Se você quiser, pode utilizar aquele tapete antigo, que você não tinha dado muita ‘bola’, como um quadro. Basta você colocar uma moldura, escolher uma parede, que combine com a peça e pronto. Mas atenção, na hora de instalar o quadro, o centro do tapete precisa estar na altura dos olhos.
Camadas
Como foi citado acima, você pode sobrepor os tapetes, assim você dará mais estilo ao ambiente. Você pode usar estampas diversas, ou até mesmo brincar com as texturas dos tapetes e sobrepô-los.
Misture as cores, os tamanhos, crie um mosaico com modelos diferentes e tamanhos também. Para esse estilo não existem regras, o segredo é diversificar. Mas é importante lembrar que não é recomendado colocar um tapete muito espesso por baixo, pois pode fazer com que pessoas tropecem, e também pode atrapalhar a circulação.
Artesanato
Para os amantes de artesanato, existem os tapetes de crochê, tricô ou macramê, que acabam deixando mais alegres aqueles ambientes sem graça ou sem vida. Esse estilo de tapete possui diversas combinações, desde o rústico ao luxo, você pode usar plantas e vasos para melhorar a mistura e assim deixar o ambiente harmonioso por completo.
Aparência
Quando citamos acima sobre um lugar surpreendente para o tapete que tem ganhado notoriedade são as cabeceiras das camas. Ao invés de colocar uma cabeceira, existe a opção de colocar acima da cama um modelo de tapete, que fica muito lindo por sinal. É importante escolher um que não acumule poeira e nem ácaros.
Outro detalhe importante é quanto à altura. Analise qual ficará melhor de acordo com a disposição dos móveis e da própria parede do quarto.
Parede e chão
Quem disse que tapete na parede e no chão não pode, está errado! Não só pode, como também pode misturar as cores, estampas, formatos e tamanhos, deixando assim o espaço mais autêntico. É interessante pendurar a tapeçaria mais leve, pois evitará que o ambiente fique carregado visualmente.
- SAIBA MAIS SOBRE: Projeto de decoração e reforma requer consulta ao regimento
Uma alternativa é destacar essa peça com uma luz dirigida, como por exemplo, um spot. Verifique também se na parede não existe nenhuma umidade.
Fique atento também à manutenção desse tapete, principalmente quanto à sua lavagem, para evitar danos à sua saúde e dos seus visitantes.
Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti
LEIA TAMBÉM
- Período de férias: como fazer desse período menos conturbado para o condomínio
- Como evitar problemas com barulhos nos condomínios
- Piscina durante as férias no condomínio, quais os cuidados?