Saiba como fazer um boletim de ocorrência útil.

[adrotate group=”1″]

Alguns clientes já me relataram dificuldades na hora de realizar um boletim de ocorrência. Uns porque não sabem o que falar e outros porque não entendem como aquela peça influencia a investigação do crime. Por isso, eu trouxe 5 dicas que você deve falar na hora de fazer um boletim de ocorrência.

Essas dicas podem tornar a informação mais clara e aumentar as chances de sucesso na resolução do crime.

Falar de forma sucinta e clara.

Você deve relatar apenas aquilo que tem relação com o crime, não adianta contar o que aconteceu 5 horas antes ou 5 horas depois se isso não tem nenhum vinculação com o fato. Ao mesmo tempo falar de forma completa significa relatar o essencial, o relevante, aquilo que realmente aconteceu.

Atenção: quando o boletim de ocorrência envolve fato criminoso relativo à violência doméstica, vale descrever a situação de forma mais ampla, levando-se em consideração que as medidas protetivas serão avaliadas através daquilo que está escrito no boletim de ocorrência.

Leia mais: Por que contratar um advogado para a incorporação imobiliária?

As características ajudam principalmente quando se desconhece a autoria do crime, ou seja, se a polícia tem informações claras sobre as característica daquele que cometeu o delito a investigação tende a ser mais precisa. Esquecer ou não falar essas características pode atrapalhar na resolução do crime.

Levar o máximo de documentos – se conseguir, levar em um Pen drive ou em um CD.

Hoje os inquérito policiais são digitais. Quando se leva fotos ou documentos em PDF impressos, o escrivão tem o trabalho de digitalizar todo acervo, portanto, isso pode atrasar qualquer investigação, uma vez que dependerá do escrivão realizar o trabalho de juntar essas informações no procedimento digital.

A fim de evitar esse empecilho, é muito importante levar as fotos, os vídeos, os documentos em PDF ou qualquer outra prova do delito em um pendrive ou CD.

[adrotate group=”1″]

Veja se é possível fazer um boletim ocorrência de forma eletrônica.

Atualmente temos o site da Delegacia Eletrônica, algumas pessoas acreditam que essa delegacia é apenas para crimes ocorridos na internet, mas não.

Essa delegacia é uma modernização da Polícia Civil a fim de deixar mais rápido e menos desgastante o ato de realizar um boletim de ocorrência.

Vale citar os crimes que atualmente podem ser realizados através do ambiente virtual.

  • Roubo ou Furto de Veículos;
  • Furto de Documentos/Celular/Placa de Veículo/Bicicleta;
  • Perda de Documentos/Celular/Placa de Veículo;
  • Roubo de Documentos, Celulares e/ou Objetos;
  • Injúria, Calúnia ou Difamação;
  • Acidente de Trânsito Sem Vítimas;
  • Desaparecimento de Pessoas;
  • Encontro de Pessoas;
  • Furto de Fios/Cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias);
  • Violência doméstica;
  • Outras ocorrências;
  • DEPA – Proteção Animal.

Se puder, vá com um advogado especializado na área criminal realizar o boletim de ocorrência.

Essa dica parece mais um”merchan”, mas na verdade é essencial. Quando somos vítimas de um crime, seja ele qual for, ficamos perdidos e não sabemos exatamente o que fazer.

Leia mais: Advogado é preso após agredir seguranças de condomínio de luxo de Cuiabá

A função do advogado além de orientar em relação aquilo que deve ser feito, é fazer valer os seus direitos fundamentais para que você seja respeitado naquele ambiente e tenha assegurada a possibilidade de relatar o fato de forma completa.

Essas ações podem contribuir significativamente para que seu caso possa ter mais chances de resolução.

Fonte: Gabriela Rodrigues/Jusbrasil

LEIA TAMBÉM

 

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈