Recomendações para situações de emergência em condomínio

0
255

O responsável pelo empreendimento deve se atentar às recomendações básicas no momento da entrega do imóvel, em especial, para as situações que requerem soluções rápidas e imediatas, a fim de manter a segurança, tanto dos moradores quanto daqueles que, por eventualidade ou rotineiramente, passam pelo recinto.

 

 

As principais recomendações são para que os proprietários e usuários fiquem alerta em relação aos riscos decorrentes da negligência ou da falta de observação das precauções relacionadas às situações de emergência.

 

Incêndio

Incêndio no Predio

Segundo especialistas, se houver princípio de incêndio, deve-se ligar para o Corpo de Bombeiro e acionar o alarme.

É necessário dirigir-se às rotas de fuga, desligar o gás, assim como as chaves e os disjuntores gerais de energia, manter a calma e acompanhar as orientações da brigada de incêndio.

 

Vazamento de Gás

Vazamento de Gas

Nos casos em que seja constatado vazamento de gás em algum aparelho, especialistas recomendam que feche os registros de segurança do equipamento e da área rapidamente.

 

 

É importante frisar para que se manter o ambiente arejado, abrindo portas e janelas, não acionar interruptor nem ligar nenhum equipamento elétrico e, em seguida, avisar o síndico, a concessionária fornecedora dos equipamentos ou a equipe do Corpo de Bombeiros para solucionarem a causa do escoamento com emergência.

 

Vazamento em tubulação de água

Vazamento de Agua

A primeira atitude ao perceber um vazamento em tubulação de água deve ser fechar o registro, e se o mesmo perdurar, fazer o mesmo com o ramal abastecedor do setor ou da unidade.

Se necessário, comunicar os responsáveis pela manutenção local e contratar uma empresa especialista, a fim de resolver o problema.

 

 

Entupimento de rede de coleta de esgoto

Tampa de Esgoto

Em relação ao entupimento de rede de coleta de esgoto e águas pluviais, também será imprescindível comunicar a equipe de manutenção, e caso não seja resolvido, uma empresa habilitada para realizar o desentupimento assim que possível, no intuito de evitar maiores transtornos.

 

Curto-circuito

Curto Circuito

 

Em caso de curto-circuito, os disjuntores desligam automaticamente, deve-se verificar a causa do desligamento do disjuntor antes de volta-lo a sua posição de origem, e imediatamente avisar o síndico ou administrador para que o mesmo acione uma empresa responsável pela manutenção das instalações elétricas.

 

 

Deve-se desarmar manualmente o disjuntor correspondente ou a chave geral quando o curto-circuito ocorrer em equipamentos ou aparelhos.

 

Interrupção de Elevadores

Elevadores em condomínio

Nas interrupções de funcionamento de elevadores por falta de energia elétrica, os elevadores descerão pouco a pouco caso a edificação possua gerador.

Em caso de parada instantânea, um funcionário deverá solicitar a empresa credenciada para realizar a manutenção e o conserto ou o Corpo de Bombeiros.

 

Por Juliana Zefiro | Redação Sindico Legal

 

LEIA TAMBÉM

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here