Quando surgiram os primeiros condomínios no Mundo?

No livro Histórias das Invenções, Trevor I. Williams conta um pouco das histórias dos primeiros condomínios no mundo, e explica que foram os castelos medievais, sim isto mesmo! Sabe por quê?

O rei construía muralhas ao redor do reino para proteger as pessoas e elas pagavam para estarem lá dentro. Seria mera coincidência com os dias de hoje? Atualmente, poderíamos chamar o rei de Síndico, as pessoas que moravam dentro do reino de condôminos, e as taxas pagas, de taxa condominial.

 

 

Escrevendo este artigo lembrei de um outro livro que li, chamado O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen. No livro ele cita:

“Uma inovação de ruptura é aquela que transforma um produto que historicamente era tão caro e complexo que só uma pequena parte da população podia ter e usar, em algo que é tão acessível e simples que uma parcela bem maior da população agora pode ter e usar. Em geral, isso cria um novo mercado. Ocasionalmente, o produto de ruptura pode se enraizar na base de um mercado existente. Mas, em ambos os casos, a economia do produto e de mercado é tão pouco atraente que os líderes no setor são levados a se afastar da ruptura, em vez de combatê-la.”

Temos exemplos nos nossos condomínios?

Sim. Vejam a portaria remota, ela tira o porteiro da área de risco e o coloca em uma central de segurança, dentro de uma empresa especializada.

Todo o atendimento e abertura das portas são feitos remotamente, com todos os registros de vídeo, áudio e eventos para possíveis conferências.

Quando a portaria remota chegou no mercado  há pelo menos 8 anos atrás com o primeiro condomínio sendo instalado em Cuiabá, idealizada pelo empreendedor Fábio Beal e executado por outro empreendedor Alessandro De Carli, eles não imaginavam o tamanho da ruptura que estavam criando no mercado condominial do Brasil.

Com o propósito de “mudar a maneira de como as pessoas vivem dentro dos condomínios brasileiros”, sabemos que a Portaria Remota é o início de uma nova era dentro dos condomínios e que irá surfar na onda da indústria 4.0. Assim, será visível a transformação nos condomínios do futuro.

 

[adrotate group=”1″]

 

Acredito que você já tenha visto algum filme de ficção, onde robôs fazem vários serviços que hoje são feitos por nós. Isso não é uma realidade distante, os condomínios também contarão com uma forte presença da tecnologia.

 

 

Vamos há alguns exemplos:

1 – Teremos nos nossos condomínios um robô concierge, ele irá receber o visitante ou prestador de serviço e levá-lo até o local de destino. Dessa forma, também teremos em arquivos de imagem e áudio da visita. Saberemos exatamente por onde ela entrou e isso contribuirá muito para a segurança dos condôminos.

2 – Teremos drones fazendo ronda perimetral nos nossos condomínios, totalmente autônomos, elas poderão ser programadas e/ou por evento. Exemplo: a cerca elétrica disparou nos fundos do condomínio, neste exato momento o drone sai da base dele e vai até os fundos do condomínio, a partir daí, gera um alerta no aplicativo dos condôminos e abre a imagem que o drone está capturando.

Estes são só alguns exemplos das novidades que teremos. No próximo artigo, falaremos sobre a Inteligência Artificial nos nossos condomínios.

 

 

Odirley Rocha: Pós-graduado em Gestão da Segurança Empresarial, Odirley está no mercado de Segurança há 21 anos. Faz parte da (Abese) e é vice presidente do SIESE SC onde atua há mais de 7 anos ajudando na capacitação dos profissionais do mercado. Além de extenso histórico de palestras por todo o Brasil e entrevistas em veículos importantes para a área de segurança e IOT, é referência em portaria remota e soluções tecnológicas para condomínios.

 

Leia mais artigos aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

Odirley Rocha

Pós-graduado em Gestão da Segurança Empresarial, Odirley está no mercado de Segurança há 21 anos. Faz parte da (Abese) e é vice presidente do SIESE SC onde atua há mais de 7 anos ajudando na capacitação dos profissionais do mercado. Além de extenso histórico de palestras por todo o Brasil e entrevistas em veículos importantes para a área de segurança e IOT, é referência em portaria remota e soluções tecnológicas para condomínios.

Recent Posts

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

5 dias ago

Em alta, ‘condomínios verdes’ podem não ser sustentáveis de fato, alerta especialista

De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)…

5 dias ago

Entregador quebra aparelho de reconhecimento facial de prédio após se irritar com morador

O síndico do condomínio explicou que homem teria esperado cerca de 10 minutos para realizar…

5 dias ago

Moradora ameaça síndico após usar veneno para matar gatos

Em Anápolis, um aumento significativo na população de gatos em um condomínio na Cidade Jardim,…

5 dias ago

A responsabilidade civil do condomínio edilício por coisas caídas de prédio

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar – do ponto de vista legal, doutrinário…

6 dias ago

Piscina suspensa entre prédios será nova atração na paisagem de Londres

Em Londres, um condomínio de luxo que está sendo construído no centro da cidade terá…

6 dias ago