Qual o melhor tipo de telha para o seu telhado e região?

Para evitar complicações por conta das mudanças climáticas, como ventanias ou calor excessivo, é recomendado prestar atenção no melhor tipo de telha para ser instalado no telhado em questão. Afinal, quem não quer se ver livre de problemas com telhados, não é mesmo?

Pensando nisso, o portal Síndico Legal, separou alguns tipos de telhas para te ajudar a entender qual melhor se encaixa no seu imóvel. Acompanhe!

Cerâmicatelha de barro

Popularmente conhecida como telha de barro, a telha de cerâmica é uma das mais antigas e ao mesmo tempo uma das mais utilizadas. Ela possui muitos benefícios, como por exemplo, um maior conforto térmico e também uma vedação mais eficiente. Sem contar que, as telhas de cerâmicas podem ser muito bonitas esteticamente, o que é uma questão bem importante.

A melhor telha de cerâmica é o modelo que já possui um revestimento sintético de fábrica, porque garante mais durabilidade e proteção. Mas também existem as telhas naturais, que não possuem revestimento; tem as esmaltadas, com película de proteção, que tendem a mudar de cor com o tempo.

Concretotelhas de concreto

As telhas de concreto são muito procuradas no mercado, por conta da durabilidade, e também por proporcionarem um conforto térmico. Além desses modelos exigirem menos madeiramento, o que resulta numa certa economia na estrutura. Porém, a desvantagem desse modelo é que ela requer mais manutenção e limpeza.

Geralmente, essas telhas não vêm com esmalte de cobertura. Sendo assim, é recomendado aplicar alguma resina para melhorar a proteção e a impermeabilização.

Outro fator que essa telha oferece são as opções de cores e de formatos, que podem ser diversos e estão disponíveis no mercado.

Fibrocimento

Essa telha é mais barata. Contudo, ela possui uma vida útil mais curta do que as outras, e não oferece muito conforto térmico. Mas sua principal vantagem é que elas podem ser utilizadas em coberturas de poucas inclinações.

Esses modelos são bastante utilizados em indústrias, galpões e edifícios. E podem ser de diversos formatos, sendo influenciados pelo grau de ondulação.

Ecológica

Essa telha é feita de fibras naturais recicladas. Em sua produção, as fibras de madeira, sisal, bananeira, e até de coco, são recicladas, e adicionadas a betume, pigmentos e uma resina especial, para proteger o telhado dos raios UV.

Existem telhas que podem ser fabricadas com papel reciclado, asfalto ou resina. Esses tipos precisam passar pela regulação da ABNT, para garantir segurança e principalmente para resistirem e durarem mais.

Metálica

telha metálica

A telha metálica normalmente é escolhida para cobrir grandes vãos, por conta de suas grandes dimensões. Também costuma ser mais utilizada nas construções de galpões, mesmo não proporcionando um bom conforto térmico.

Cuidados com as telhas

Agora que você já conhece um pouco dos modelos de telhas para telhados, é bom considerar outros cuidados que influenciam muito na qualidade, como a inclinação, os fatores de clima que essas telhas irão enfrentar.

Para escolher bem, é importante contar com a ajuda de um profissional qualificado e que entenda bastante dos produtos, e principalmente, que saiba como instalar cada tipo de telha, para evitar grandes prejuízos.

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE