Qual a importância e como funciona um seguro condominial?

0
114
Qual a importância e como funciona um seguro condominial

Com o crescimento e o processo de verticalização dos grandes centros urbanos, o seguro condominial começou a ganhar mais importância. Mas afinal, o que é o seguro condomínio? E como funciona esse seguro? Diante dessas e outras dúvidas, o portal Síndico Legal preparou um conteúdo super interessante explicando tudo sobre o seguro condominial.

Para começar, o seguro condominial é diferente de seguro residencial, já que ele possui outros intuitos de proteção. De acordo com a gerente comercial da Delta Seguros, Daniele de Souza Zanette, o seguro condominial protege as áreas comuns, podendo contratar cobertura ampla e cobertura simples.

“Na cobertura simples, costuma abranger incêndio, queda de raio e de aeronaves e explosão de qualquer natureza, já na ampla, podem incluir coberturas adicionais no seguro, como: danos elétricos, desmoronamento total ou parcial, vendaval e granizo, vazamento de tanques e tubulações, impacto de veículos e roubo de bens do condomínio, Rc sindico, Rc condomínio, Rc portões, por exemplo”, relata ela.

A Lei 4.591 do Código Civil determina que a contratação de seguro condominial é obrigatória para os condomínios. Proteger o patrimônio, sendo também as áreas comuns do condomínio proporciona segurança ao síndico e aos moradores.

Em casos de imprevistos ter um respaldo e assim não ter custos excessivos para as finanças do condomínio, com a proteção, garante-se a devida reparação a eventuais danos que possam surgir. A contratação do seguro busca oferecer comodidade e garantia quanto à proteção aos condôminos.

“O seguro condominial é considerado uma despesa ordinária e obrigatória. Dessa forma, é de responsabilidade do próprio condomínio, que deve arcar com o custo do seguro.”, acrescenta Daniele.

O que é um seguro condominial?O que é um seguro condominial?

É importante destacar que o seguro condominial protege as áreas comuns do empreendimento, e nele não está inclusa a cobertura das unidades privadas. Somente abrange toda a edificação e também está incluso as partes estruturais dessas unidades particulares.

Como já citado acima, o seguro de condomínio é obrigatório, nem que seja apenas uma cobertura básica. Isso acaba auxiliando a administração do condomínio.

Coberturas do seguro condominial Coberturas do seguro condominial

Uma cobertura de um seguro predial costuma abranger incêndio, quedas de raio e de aeronaves, possíveis explosões. Esses itens geralmente fazem parte da cobertura básica que é obrigatória.

Mas como o mercado imobiliário tem crescido consideravelmente, e o número de condomínios só tem aumentado, alguns seguros estão melhorando suas coberturas, a fim de ajudar os síndicos a deixar o condomínio mais protegido.

Algumas opções são disponibilizadas para que a gestão do condomínio inclua em sua apólice, como por exemplo: danos elétricos, vendaval ou granizo, desmoronamento parcial ou total, vazamentos, roubos de bens do empreendimento, entre outros.

Lembrando que essas são algumas coberturas do condomínio e não das residências.

Diferença entre seguro condominial e seguro residencial Diferença entre seguro condominial e seguro residencial 

A diferença entre os dois produtos é a responsabilidade pela contratação.

“O seguro residencial deve ser contratado pelo morador e/ou proprietário do imóvel, afinal, se trata da proteção do imóvel de forma geral (prédio + conteúdo). Já o seguro condominial é obrigação do síndico ou administrador do prédio”, explica a gerente comercial da Delta Seguros.

Em resumo   o seguro residencial protege exclusivamente a sua residência e o que há nela. Já o seguro predial protege as áreas comuns do condomínio.

É importante ressaltar que o seguro condominial não deve anular a contratação do seguro residencial, caso o condômino queira proteger a sua unidade privada.

Contratação 

Equipe Delta Seguros

Para que o gestor do condomínio não erre na hora de contratar um seguro condominial, é recomendado que se faça uma análise detalhada para avaliar a real necessidade de cada cobertura de acordo com a realidade do empreendimento.

Como o seguro condomínio é considerado uma despesa ordinária, obrigatória, portanto, é de responsabilidade do próprio condomínio, então o mesmo deve arcar com os custos dessa contratação.

A Delta Seguros é uma empresa qualificada, que busca oferecer um ótimo atendimento e principalmente, deixar o seu condomínio e a sua residência mais segura. Para solicitar um orçamento é só entrar em contato: (65) 3314-1490

 

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE👈

Artigo anteriorMediação como ferramenta de pacificação de conflitos e auxílio na tomada de decisões condominiais e de associações de moradores de loteamento fechado.
Próximo artigo16 de maio de 2022, uma data muito especial para a advocacia condominialista no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here