Previsão orçamentária é uma das partes mais importantes da gestão condominial

0
355

Faz parte do trabalho do síndico realizar uma boa previsão orçamentária. Com ela, é possível montar o planejamento financeiro do empreendimento e garantir que todas as necessidades do condomínio sejam atendidas ao longo do ano.

Conforme o analista de relacionamentos da imobiliária EMIKA, é obrigação do síndico apresentar esse planejamento e deve levar em consideração diversos fatores. “Manutenções, prevista e não previstas; empresas terceirizadas ou funcionários, despesas fixas e,ao meu ver, tem que prever coisas que não estão previstas”.

 

 

O condomínio, as vezes, passam por situações de manutenções e até de serviços que não está na previsão. Jeferson enfatiza que são momentos como esse que devem estar na previsão.

Quanto ao condomínio que começou o ano no “vermelho”, o analista orienta que é necessário rever o orçamento do ano anterior e majorar os gastos para o próximo ano.

Aqueles condomínios que não conseguem honrar com seus compromissos mensais, deve convocar uma assembleia de urgência para apresentar o novo estudo orçamentário, porém, o ideal é que se faça uma nova previsão”.

A atitude de não realizar essa proposta de atualização da planilha orçamento poderá resultar em responsabilidade nos problemas financeiros causados no ano seguinte do condomínio

Geiseane Lemes – redação Síndico Legal

 


Leia mais sobre gestão aqui!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here