Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), afirmou nesta quarta‑feira (25/6), durante seu depoimento ao Comitê Bancário do Senado dos EUA, que as recentes mudanças nas previsões econômicas refletem parcialmente os efeitos da política comercial vigente, especialmente das tarifas
🔍 Inflação impulsionada por tarifas
Powell enfatizou que a imposição de tarifas pode aumentar os preços de importação, acionando pressão inflacionária. “Estou aberto à possibilidade de que as tarifas, que se traduzem em inflação, sejam maiores ou menores do que pensamos”, disse o presidente do Fed. Ele destacou ser cauteloso ao avaliar esse impacto antes de agir em política monetária.
✔️ Estabilidade dos mercados
Quanto à atuação dos mercados, Powell garantiu que o mercado de títulos americano “está funcionando bem” . Ele também destacou os “enormes benefícios” do dólar como moeda de reserva global, embora tenha reconhecido que sua posição dominante pode eventualmente ser contestada.
💵 Papel do Tesouro vs. Fed
Powell deixou claro que, embora o dólar tenha relevância internacional, a responsabilidade de política cambial recai sobre o Departamento do Tesouro — e não sobre o Federal Reserve.
🏦 Ajustes regulatórios e supervisão bancária
Durante o depoimento, Powell concordou que a revisão do índice de liquidez estatutário (SLR) poderia liberar capital adicional aos bancos. Ele também expressou confiança na atuação de Michelle Bowman como vice‑presidente de Supervisão do Fed .







