Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Síndico Legal
Facebook Instagram Youtube
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Pesquisar
Menu
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Facebook Twitter Youtube Instagram
Search
Close this search box.
Síndico Legal
Ah
Síndico Legal
Pesquisar
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
Síndico Legal > Política > Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor
Política

Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

Por Redacão Sindicolegal Publicados 6 de julho de 2025
Compartilhar
3 Min. de Leitura
lula-diz-que-brics-e-fiador-de-um-futuro-promissor
Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor
COMPARTILHAR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou neste sábado (5) que o Brics segue como “fiador de um futuro promissor”. A afirmação foi feita durante abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro.

“Durante do ressurgimento do protecionismo, cabe às nações emergentes defender o regime multilateral de comércio e reformar a arquitetura financeira internacional. Os Brics seguem como fiador de um futuro promissor”, disse Lula.

O Brics funciona como foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas e reúne 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Segundo Lula, esses países podem liderar um novo modelo de desenvolvimento pautado em agricultura sustentável, indústria verde, infraestrutura resiliente e bioeconomia.

“Nossos países já estão entre os maiores investidores de energia renovável do planeta. Há imenso potencial para ampliar a produção de biocombustíveis, baterias, placas solares e turbinas eólicas. Possuímos minerais estratégicos essenciais para a transição energética”.

Lula disse ainda que fortalecimento do complexo industrial da saúde “amplia o acesso a medicamentos e é fundamental para superar doenças socialmente determinadas que afligem os mais vulneráveis”.

Em seu discurso, o presidente brasileiro também defendeu uma governança multilateral sobre a inteligência artificial (IA).

“A inteligência artificial traz possibilidades que há poucos anos sequer imaginávamos. Na ausência de diretrizes claras coletivamente acordadas, modelos gerados apenas com base na experiência de grandes empresas de tecnologia vão se impor”.

Ele também aproveitou seu discurso para falar sobre os conflitos internacionais. Segundo ele, a cúpula do Brics certamente apontará soluções para essa situação.

“Ao invés de barreiras, promovemos integração. Contra a indiferença, construímos a solidariedade”.

Fórum
O Fórum Empresarial do Brics discute, ao longo deste sábado, o papel do setor produtivo na busca de um desenvolvimento econômico sustentável. Entre os temas debatidos estão comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, economia digital e inclusão financeira.

Os 11 países que integram o Brics somam quase metade da população mundial, 40% da economia global e mais de 20% do comércio mundial.

Em termos de recursos naturais, os membros do grupo concentram cerca de 70% das reservas de terras raras, mais de 40% da produção de petróleo e quase 80% da produção de carvão mineral.

Veja Também

TRE aprova contas, mas manda Abilio e Vânia devolverem R$ 465 mil

Homem invade casa e tenta estuprar ex-namorada em Cuiabá

Criminosos tentam hackear sistema da Secretaria de Saúde de Cuiabá

VÍDEO: Janaina aciona a polícia após receber áudios ofensivos de assessor em Rondonópolis

Eleitor de 101 anos de idade faz biometria para votar em 2026

Redacão Sindicolegal 6 de julho de 2025
Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
ARTIGO ANTERIOR projeto-e-direito-delas-ser-feliz-leva-saude,-bem-estar-e-cultura-ao-parque-de-aguas-claras Projeto É Direito Delas Ser Feliz leva saúde, bem-estar e cultura ao Parque de Águas Claras
Próximo Artigo saiba-como-funciona-o-contraceptivo-implanon Saiba como funciona o contraceptivo Implanon

Últimas Notícias

Polícia Militar localiza cadáver enterrado em quintal de residência e prende três pessoas em Água Boa
Notícias Policial 7 de novembro de 2025
Comprador registrado na matrícula do imóvel responde por condomínio, mesmo sem receber as chaves
Condomínios Notícias 7 de novembro de 2025
Cliente que teve todo salário retido por dívida de financiamento com banco tem direito a indenização
Judiciário Notícias 7 de novembro de 2025
Governo sorteia ingressos para corrida da Stock Car: “É Mato Grosso no circuito internacional”, afirma governador
Cidades Notícias 7 de novembro de 2025

Leia Também

NotíciasPolítica

TRE aprova contas, mas manda Abilio e Vânia devolverem R$ 465 mil

Por Redacão Sindicolegal 7 de novembro de 2025
NotíciasPolítica

Homem invade casa e tenta estuprar ex-namorada em Cuiabá

Por Redacão Sindicolegal 7 de novembro de 2025
NotíciasPolítica

Criminosos tentam hackear sistema da Secretaria de Saúde de Cuiabá

Por Redacão Sindicolegal 7 de novembro de 2025
Síndico Legal
Siga-nos

© 2025 Síndico Lega | Todos os direitos reservados.

  • Expediente
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?