O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta sexta-feira (8) sua saída do MDB, partido ao qual foi filiado por nove anos, para ingressar no PSD, liderado em Mato Grosso pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, aliado do presidente Lula. O anúncio foi feito nas redes sociais, com foto ao lado do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.
Em sua publicação, Emanuel agradeceu a antigos aliados, como Baleia Rossi, Isnaldo Bulhões, Carlos Bezerra e Francisco Faiad, e afirmou que a mudança representa um “novo ciclo político”, defendendo a humanização das políticas públicas e o desenvolvimento social. “Não adianta sermos um Estado rico e um povo pobre. O Estado vai bem quando o povo está bem”, disse.
A troca de partido ocorre em meio a uma crise interna no MDB que pode levar seu filho, o deputado federal Emanuelzinho, a também deixar a sigla. O impasse envolve a sucessão de Carlos Bezerra na presidência estadual — ele é aliado histórico da família Pinheiro — e a possibilidade de a deputada Janaina Riva assumir o comando. Janaina foi uma das principais críticas da gestão de Emanuel na Prefeitura de Cuiabá.
Com a nova filiação, a expectativa é que Emanuel Pinheiro seja candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.
Chris Cavalcante/Da Redação







