Da Redação
Cinco gatos mortos, todos pretos, foram encontrados em estado de decomposição dentro de uma casa no bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, levantando a suspeita de que os animais possam ter sido usados em um ritual de bruxaria. O morador, um homem de 40 anos, foi preso nesta segunda-feira (14) por maus-tratos a animais.
A Polícia Civil chegou ao local após uma denúncia anônima informar que havia gatos pretos mortos na residência. Moradores da região relataram que já tinham visto o suspeito perseguindo felinos pela vizinhança, especialmente gatos pretos — o que reforçou a hipótese de envolvimento em rituais.
Durante a abordagem, o homem se encontrava em estado físico e mental debilitado, mas permitiu a entrada dos policiais. Dentro da casa, foram encontrados dois gatos mortos em um dos quartos e outros três na sala. Todos estavam em avançado estado de decomposição.
Questionado, o suspeito deu várias versões desconexas. Em uma delas, chegou a afirmar que os animais simplesmente apareciam mortos em sua casa, o que, segundo ele, poderia estar ligado a “rituais de bruxaria” feitos por outras pessoas. Apesar disso, moradores afirmam que ele mesmo seria o autor das mortes.
O delegado Guilherme Pompeo, da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), informou que o homem foi autuado por maus-tratos e declarou sofrer de esquizofrenia, diagnóstico que ele mesmo confirmou.
A Perícia Oficial (Politec) foi acionada para realizar os exames no local e nos animais. Uma veterinária de uma ONG também esteve na residência e conseguiu resgatar uma gata preta com vida. O animal foi levado para tratamento e abrigo.
A Dema segue investigando o caso e não descarta a possibilidade de que os gatos tenham sido mortos em práticas ritualísticas.







