Polícia Civil investiga envenenamento de gatos em condomínio do DF

[adrotate group=”1″]

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga denúncias de envenenamento de gatos em um condomínio fechado no Grande Colorado, em Sobradinho, no DF. Em um mês, foram encontrados dois animais mortos no local.

O caso mais recente ocorreu no dia 27 de janeiro. Matheus Rocha conta que estava voltando do trabalho, quando viu um gato deitado no chão. Ao se aproximar, percebeu que ele estava morto, com sangue na boca e nas regiões genitais.

“Quando relatei ao síndico, relatei acreditando que era envenenamento, pela quantidade de sangue que o bichinho expelia”, lembra o morador

Em 18 de janeiro, Matheus se deparou, pela primeira vez, com suspeitas de envenenamento no condomínio, que tem 190 casas. Ele encontrou marcas de sangue dentro de casa, em um quarto onde guarda materiais.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) mostram que os casos de maus-tratos a animais aumentaram 24% em Brasília. No ano passado, 381 ocorrências foram registradas; em 2020, foram 307, e em janeiro deste ano, a pasta registrou 31 casos.

A pena para quem pratica o crime de maus-tratos a animais vai de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal

O síndico do condomínio, Carlos Augusto Dalla Côrte, conta que, no ano passado outros dois gatos foram encontrados mortos envenenados no local. Ele, então, deu início a uma campanha com os moradores sobre direitos dos animais.

Segundo Dalla Côrte, nenhum morador reclamou que seu animal foi morto. Ele diz que há “uma população de gatos de rua grande”, mas acredita que não haja nenhum morador envolvido na morte dos gatos. O síndico registrou um boletim de ocorrência para que os casos sejam investigados.

Sindico Legal Animais em Condominios
Carlos Augusto Dalla Côrte, síndico de condomínio com suspeitas de envenenamento de gatos no DF

[adrotate group=”1″]

O delegado da 35ª DP, de Sobradinho, lembra que a lei agravou a pena para quem comete crimes contra animais. Laércio Carvalho diz que a ajuda da população é essencial nesses casos, “tanto informando sobre os maus-tratos quanto nos ajudando, inclusive, com a coleta de provas”, diz o policial.

Os casos de maus-tratos aos animais podem ser denunciadas à Polícia Militar por meio do telefone 190.

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM