Plantas que ajudam no sono: escolha uma para o seu quarto

0
64
plantas que ajudam no sono

Por mais que não pareça muito, as plantas podem ser grandes aliadas na hora de dar mais charme para a decoração, sem contar que podem ter outros benefícios inimagináveis, como por exemplo, auxiliar no sono.

Elas podem ser incorporadas de várias maneiras em um ambiente, e cultiválas pode se tornar um hobby, uma descontração e uma terapia, principalmente naqueles dias mais difíceis.

Existe um mito que diz que cultivar plantas no quarto é prejudicial à saúde, muito pelo contrário, elas podem é ajudar, principalmente no sono. Mas vale lembrar que depende muito da espécie da plantinha.

 

 

Algumas espécies não se adaptam em ambientes muito fechado, como é caso dos quartos. Por isso é recomendado avaliar as características do ambiente de maneira geral, e também é interessante deixar o quarto mais arejado, para que o local receba mesmo que em pouca quantidade alguma luz solar. É por isso, que plantas que precisam de muita luz não são recomendadas para esses locais.

Outro fator importante que é preciso se atentar é que não é recomendado que se tenha planta em quarto de pessoas que possuam algum problema respiratório, principalmente as espécies com muito pólen.

 

 

Espécies

As melhores espécies para se cultivar em quartos são espécies de meia sombra, isto porque elas se adaptam bem em espaços fechados. Exemplos de plantas assim são: espadas de São Jorge, Jibóias e costela de Adão.

Cactos e suculentas também estão sendo bastante procurados para ambientes dentro de casa, pois são plantas de fácil cultivo e não necessitam tanto de luz.

O cuidado irá depender da espécie escolhida. No caso dos cactos e das suculentas por exemplo, elas não necessitam de muita água, apenas 6 colheres de café, uma vez na semana, e não precisam ficar exposta diretamente no sol, basta uma janela que entre a luz já é o suficiente.

Ajudantes do sono

Dentre as espécies que tem ajudado pessoas no sono, a lavanda é a mais famosa delas, pois possui uma propriedade calmante. Porém, essa espécie precisa de muito sol, sendo assim, não é em todo quarto que ela irá se adaptar.

 

 

A samambaia americana e a babosa também são espécies recomendadas para ajudar no sono, uma trabalha como uma espécie de umidificador natural do ar, e a outra possui benefícios de purificação do ar, portanto são ótimas para ambientes fechados, como é caso do quarto.

Existem outras espécies que não são especificas para ajudar no sono, mas que contribuem de uma forma em geral, como é caso da hera que reduz a quantidade de mofo no ar e ajuda nos sintomas de pacientes que tem alergias respiratórias, já a gérbera é capaz de manter a liberação de oxigênio mesmo a noite, a espada de São Jorge melhora a qualidade do ar e auxilia nas irritações oculares, problemas respiratórios e dores de cabeça, a crisântemo purifica o ar e ajuda na eliminação das substâncias do tabaco.

Vale a pena analisar uma espécie de planta que melhor te agrada, verificar suas propriedades de cura, e quem sabe, cultivar uma delas no seu quarto!

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here