Planejamento anual e sua importância para o condomínio

0
70
A administração deve estar preparada também para lidar com os conflitos que possam surgir no decorrer do ano
A administração deve estar preparada também para lidar com os conflitos que possam surgir no decorrer do ano

O momento de fazer o planejamento para o segundo semestre é no início do ano. Mas você tem certeza que sabe como esse planejamento deverá ser feito? Quais são as pautas que precisam ser discutidas nas Assembleias Ordinárias do condomínio? Bem, é nesse período que tudo isso precisa ser definido, para que o debate não perca o seu sentido original.

É importante já prever o fundo de reserva: o condomínio precisa estar preparado para lidar com as despesas que possam surgir durante o ano inteiro. Geralmente são previsões como a substituição de peças, manutenções repentinas, vazamento e entupimento das tubulações, problemas de pane elétrica, entre outros imprevistos.

 

 

Lembrando que, o fundo de reserva é somente uma das muitas pautas que precisam ser definidas nessa Assembleia. Outra pauta é entender sobre as despesas ordinárias. A maior delas é o custo de mão de obra e encargos. É recomendado que a administração do condomínio já tenha em mente um plano para evitar as despesas com horas extras, que costuma onerar bastante essa conta.

Mas a segunda maior despesa está por conta da água e do esgoto do condomínio. Em alguns estados brasileiros existem épocas do ano em que geralmente acontece uma crise hídrica e devido a isso, é preciso mais atenção ainda. É interessante que o condomínio se antecipe e pense na reutilização da água nas áreas comuns, ou até mesmo em controladores de fluxo nas torneiras e chuveiros, descargas de duplo fluxo e até em uma melhor maneira para regar o jardim.

 

 

Caso o condomínio ainda não possua um poço artesiano é importante indagar os condôminos para que avaliem essa opção. Vale lembrar, que a economia de água está atrelada com a economia de energia elétrica, portanto, indague os condôminos sobre a necessidade do condomínio em possuir um gerador.

 

Primeiro semestre

Para fazer o planejamento do primeiro semestre é sempre importante rever a questão da segurança e da tecnologia. Assim como a economia de água está relacionada com a economia de energia elétrica. Os itens segurança e tecnologia estão conectados. Quanto mais tecnologia o condomínio possuir, maior será a chance de manter esse empreendimento seguro. Mas desde que analise a quantidade de câmeras e outros equipamentos instalados, e confira se está de acordo com a demanda do condomínio.

 

 

Planejamento

É ideal e recomendado que independente da época do ano, o planejamento esteja de acordo com o perfil do condomínio. Existem condomínios que demandam bastante serviços, já outros são mais pacatos.

A administração deve estar preparada também para lidar com os conflitos que possam surgir no decorrer do ano. Existem diversos fatores que causam problemas entre moradores, e é preciso paciência e discernimento primeiramente do gestor do condomínio, para conseguir mediar esses conflitos.

Redação Síndico Legal – Toheá Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here