Dr. Samuel apresenta PL que obriga condomínios a comunicar crimes contra animais a polícia

0
193
Deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania)
O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Sergipe, que dispõe sobre a obrigatoriedade de condomínios residenciais e comerciais comunicar crime de maus-tratos a animais a delegacia de proteção animal ou qualquer autoridade de polícia judiciária no estado de Sergipe.

Ainda de acordo com a proposta, os síndicos e/ou administradores devidamente constituídos, deverão encaminhar comunicação não só a polícia, mas também ao Ministério Público, quando houver, em suas unidades condominiais ou nas áreas comuns, a ocorrência de episódios de violência contra animais.

Além disso, os condomínios deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto na presente Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência de episódios de maus-tratos a animais no interior do condomínio.

O PL também diz que a falta de comunicação poderá sujeitar o condomínio, garantidos a ampla defesa e o contraditório, às penalidades administrativas de advertência, quando da primeira autuação da infração; e multa, a partir da segunda autuação.

“Apesar do artigo 32 da lei 9.605 de 1998 dispor sobre os crimes de maus-tratos a animais silvestres e domésticos não há qualquer referência sobre a necessidade de comunicação dos mesmos às autoridades competentes, o que acaba permitindo que muitos casos fiquem impunes. É notório que a conscientização da população sobre a importância de denunciar os casos de violência contra animais tem aumentado, entretanto entendemos que outras medidas também devem ser adotadas para que cada vez mais os agressores sintam-se coibidos em praticar atos de abuso e maus-tratos”, explicou o deputado em sua justificativa.

 

Fonte: Faxaju

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

Artigo anteriorPorteiro é agredido por morador armado em condomínio em Natal: ‘Disse que eu não sabia trabalhar e que eu ia morrer’
Próximo artigoMulher dá à luz dentro de elevador de condomínio da Grande Natal: ‘Quando eu vi já estava nascendo’, diz o pai

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here