Pets em condomínio: saiba o que é permitido e proibido nas áreas comuns

[adrotate group=”1″]

Desde o ano de 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) determina que nenhum condomínio pode impedir os moradores de terem animais de estimação, desde que o pet não ofereça risco para as outras pessoas.

Especialistas no assunto explicam o que é ou não permitido em áreas comuns, leis que garantem que as pessoas tenham pets nos condomínios residenciais, além dos direitos e deveres dos tutores, como também as responsabilidades dos síndicos.

O advogado Rodrigo Karpat deixa claro que o condomínio não pode proibir alguém de ter um animal de estimação. “O que existe são definições de regras internas no que diz respeito a circulação dos animais em áreas comuns do prédio, como o uso de guia e coleira, acesso pelos tutores com os seus pets em elevador social e entrada/saída de serviço”, explica.

Segundo Karpat, a Constituição Federal determina que o morador tem o direito de manter pets em sua casa, desde que isso não interfira na vida dos outros moradores ou que não represente nenhum perigo. “É sobre os três ‘Ss’: saúde, segurança e sossego”, orienta. “Mas é importante destacar que, quando há uma proibição de passeio com o animal nas áreas do prédio, o síndico infringe o direito de ir e vir, garantido pelo Artigo 5º da Constituição”, diz.

Continua após propaganda:

Para a professora Rosely Schwartz, coordenadora dos cursos de administração de condomínios e síndico profissional da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), os direitos dos tutores estão resguardados pelas leis, que lhes garantem o direito de manter o convívio com o seu pet no condomínio. “Em contrapartida, o dono possui obrigações que devem ser respeitadas, que incluem cumprir todas as normas e lei para preservar a segurança, não incomodar os vizinhos no que diz respeito ao sossego, segurança, higiene e saúde de todos que moram no condomínio e daqueles que frequentam as áreas públicas.”

Segundo Schwartz, os juízes embasam suas decisões na Constituição Federal, mais especificamente no artigo 5º que diz: “É garantido o direito de propriedade”. E na lei nº 4.591/64, art. 19: “Cada condômino tem o direto de usar e fruir, com exclusividade, de sua unidade autônoma, segundo suas conveniências e interesses, condicionados, umas e outras, às normas de boa vizinhança, e poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais condôminos ou moradores, nem obstáculos ou embaraço ao bom uso das mesmas partes por todos”.

“Mesmo que a convenção do condomínio traga de forma expressa a proibição pela manutenção de animais no condomínio, não há como o síndico impor essa restrição quando o animal não causa nenhum incômodo aos moradores. Caso seja aplicada multa ao morador, apenas por manter o animal, essa poderá ser defendida judicialmente”, esclarece Schwartz.

“Os tutores devem educar o animal para ficar sozinho no apartamento, e isso também é ato de amor, evitando que o pet chore o tempo todo, incomodando outros moradores”, diz. Os tutores podem contar com adestramento ou usar a tecnologia, como a instalação de câmeras em diversos pontos da casa para observar o pet e até conversar com eles.

 

Fonte: Mega News Campo Verde

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

 GRUPOS WHATSAPP

GRUPO TELEGRAM

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Redação Síndico Legal

Recent Posts

Síndicos e condomínios precisam declarar Imposto de Renda? Veja o que fazer

Este é o último mês para os brasileiros realizarem a declaração do Imposto de Renda.…

3 dias ago

Justiça anula construção de bicicletário de condomínio no DF. Entenda

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) suspendeu e anulou a autorização…

3 dias ago

Moradora de condomínio no Carandá Bosque denuncia síndico por perseguição

Neste domingo (5), moradora em um condomínio no Carandá Bosque procurou a polícia para denunciar…

3 dias ago

Pode levar visita na piscina do condomínio? E na academia?

Visitas e moradores temporários podem utilizar áreas comuns do condomínio, como piscina e academia? Resposta…

4 dias ago

Sem autorização do condomínio, morador deve demolir obra irregular

Morador deverá demolir construção de casa por falta de autorização do condomínio. Decisão é do…

4 dias ago

Condomínio de luxo está entre alvos de operação contra desvio de dinheiro público em Ananindeua

Endereços em Belém, Ananindeua e Santa Izabel do Pará foram alvos de uma operação que investiga um…

4 dias ago