Peças artesanais em diferentes ambientes

0
56
Peças artesanais em diferentes ambientes

Os artesanatos normalmente são produzidos em escalas reduzidas, e é uma das coisas que os diferenciam das peças que são feitas em escala industrial com a ajuda de equipamentos, já que no caso dos artesanatos que são peças feitas à mão.

E por serem peças muito singulares, esses itens ganham mais identidade e notoriedade em alguns ambientes de uma casa, mas como fazer com que o artesanato valorize os diferentes espaços da casa? Saiba como!

COZINHA E SALA DE JANTAR 

As cozinhas podem ser mais modernas, dando espaços para equipamentos sofisticados, com design minimalista, ou podem ser mais tradicionais, resgatando o encanto das gerações passadas.

Na cozinha mais caseira, os objetos de artesanatos tendem a se destacar mais, já que podem atuar não só como decoração, como também funcionar realmente. Itens clássicos, como a chaleira e a cumbuca de cerâmica, permitem que outros elementos sejam acrescentados ao ambiente, como os cestos e acessórios feitos em sisal.

Sem contar que muitas das peças mais clássicas, como a cerâmica e objetos em metal, podem ser customizadas, da maneira que for combinar mais com os proprietários.

Para finalizar esse ambiente, o arranjo de mesa é uma outra chance para incluir o artesanato. Você pode utilizar um cesto ou uma cumbuca para utilizar como vaso de flores, por exemplo.

SALA DE ESTAR

Além das tintas, adesivos e papéis de parede, existe um outro item que pode ser usado para revestir a parede de sala, que é o tecido.

Ele auxilia na divisão dos espaços de estar, como o ambiente para a TV e o ambiente para leitura, por exemplo. E para facilitar, já existe no mercado modelos de tecidos com adesivos para que sejam fáceis de aplicar.

Os tecidos para parede também podem ser impermeabilizados, o que também colabora para que seja utilizado em áreas úmidas, como banheiros e lavabos, sem contar que ajuda muito na sua higienização.

Para incluir elementos artesanais na sua sala de estar, você pode montar uma parede galeria, como uma espécie de ‘mood board’, onde você pode aproveitar elementos que combinam com a sua personalidade, dando um toque de decoração, que por fim, vai transformar o ambiente, deixando-o original.

Para montar essa galeria, é recomendado escolher apenas uma parede, pesquise, busque referências, formatos, materiais, objetos, molduras, e vá montando as peças antes, para que você consiga visualizar e ver de que forma melhor te agrada.

Na sala de estar, o artesanato têxtil é bastante utilizado, pois podem ser utilizados em itens que são ao mesmo tempo decorativos e funcionais, como as almofadas, que pode ser bordadas, crochetadas e até pintadas, sem contar que podem ir mudando sempre que o dono da casa tiver vontade.

QUARTO DE CASAL 

O quarto é o ambiente que mais é associado ao conforto. Mas nada impede que o design seja um pouco diferente, desde que não perca o aconchego.

O macramê está no topo dos elementos artesanais mais utilizados nos quartos, já que eles colaboram e muito com o clima aconchegante desses espaços.

Na maioria das vezes, os artesãos utilizam a lã apoiada numa base de madeira, para que consiga formar o tecido. E esses dois elementos utilizados, sendo a lã e a madeira são ligados ao aconchego e bem-estar.

Outro item artesanal que pode ser utilizado nos quartos são as velas aromáticas e as bandejas de café da manhã (feitas em sisal), causando uma sensação romântica e ao mesmo clássica e rústica.

AMBIENTES EXTERNOS

Os ambientes externos são os mais flexíveis quanto a utilização da criatividade e principalmente, do famoso ‘faça você mesmo’.

Não é a toa que muitos grupos estão sendo criados nas redes sociais, onde as pessoas tem compartilhado dicas e experiências de reformas e decoração de casas, sendo feitas por elas mesmas, e assim, incentivando outras pessoas a terem essa iniciativa de botar a mão na massa.

No jardim, já é possível utilizar a aproveitar muitos materiais e objetos que já não são utilizados mais, dando uma nova função para eles.

Com matérias de construção de sobra, você pode fazer vasos e cachepots de diferentes tamanhos e formatos. Como também pode fazer mesinhas de canto, porta-trecos, luminárias, entre outros objetos.

Já os pallets e os caixotes de madeira podem ser utilizados como apoio para vasos e plantas, e no caso dos pallets podem servir para montar um lindo jardim de parede, sendo o fundo e suporte para os vasos.

Viu só como os artesanatos podem ser utilizados de diferentes formas nos ambientes residenciais. Lembre-se que uma mesma peça artesanal pode ficar bonita em diferentes ambientes, basta observar em qual ela se sobrepõe e fica melhor de uma forma geral!

 

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

 

Leia mais sobre variedades aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here