Pandemia: Serviços que são obrigatórios nos condomínios

0
121
Pandemia Limpeza e desinfecção no exterior em torno dos edifícios, a epidemia de coronavírus Equipes profissionais para esforços de desinfecção. Prevenção de infecções e controle de epidemia. Traje e máscara de proteção. Especialista profissional em limpeza de proteção completa no exterior.
Pandemia Limpeza e desinfecção no condomínio

Durante o período de pandemia, muitos condomínios estão proibindo a entrada de alguns prestadores de serviços, a fim de evitar o aumento da circulação de pessoas pelas áreas comuns.

Porém, existem leis e normas que devem ser cumpridas em relação a alguns serviços em alguns períodos específicos, pois são para prevenir acidentes; entre outras situações que coloquem em risco a vida dos condôminos. Mas existe uma dúvida entre os gestores dos condomínios, permitir ou não permitir?

O portal Síndico Legal trouxe uma série de questões relacionadas aos serviços obrigatórios que devem ser feitos, mesmo durante a pandemia e o isolamento social. Tudo para ajudar você, síndico ou morador, a saber lidar com algumas situações.

Existem serviços preventivos que são extremamente importantes, e são exigidos por lei, que precisam ser feitos no prazo determinado. Um desses serviços é a manutenção do sistema de combate a incêndio; a manutenção e a inspeção dia elevadores; e os cuidados com a limpeza dos reservatórios de água.

 

 

Permitir ou não permitir

Alguns condomínios estão permitindo a entrada dos prestadores de serviço, mas desde que estejam devidamente equipados, com máscara de proteção, e cumprindo os procedimentos de higienização estabelecidos pelo próprio condomínio para combater a propagação do vírus.

Certos tipos de serviços não foram proibidos durante a pandemia. Para a limpeza dos reservatórios nos condomínios, só é necessário o uso do traje apropriado, como máscara, luvas e bota de borracha. Lembrando que tudo deve estar esterilizado.

A impermeabilização é responsável pela performance do reservatório onde a água é armazenada, e a higienização é responsável pela limpeza e desinfecção da água. Logo, executar esses serviços é muito importante para manter a qualidade da água utilizada para o consumo dos condôminos.

 

 

Para isso é necessário buscar uma empresa capacitada, e que seja especializada em limpeza de caixa d’água, e cumpra com as normas exigidas pelos órgãos responsáveis.

Depois que os reservatórios estiverem limpos, o síndico deve solicitar que seja feita a coleta da água para enviar para ser analisada. A fim de saber se a água está potável, e posteriormente, solicitar um certificado para comprovar para os condôminos.

 

 

Extintores, dedetização e reservatórios

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a higienização dos reservatórios deve ser realizadas a cada 6 meses, ou seja, semestralmente. E os extintores e mangueiras devem passar por inspeção a cada 12 meses, ou seja, anualmente.

Por ser o gestor do condomínio, o síndico tem o poder de fazer a contratação de prestadores de serviços; e liberar para que a manutenção seja feita, desde que seja em prol da saúde, da segurança e do bem-estar dos condôminos.

Vale lembrar que se acontecer algum sinistro por falta de manutenção, o síndico poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por todas as atitudes não tomadas, independente se foi negligência, imprudência ou imperícia.

Um outro serviço que não pode ser deixado de lado, mesmo com a pandemia, é a dedetização, que tem que ser feita a cada 6 meses. Um dos serviços que tem sido muito procurado é o da sanitização, um método recente de higienização de áreas comuns.

Para finalizar, os prestadores de serviços de manutenção essencial devem ter autorização para entrar no condomínio, desde que sigam as recomendações e normas, e desde que seja para diminuir os riscos à saúde e segurança dos condôminos.

Redação Síndico Legal: Toheá Ranzeti

 

Leia mais Conteúdo Exclusivo aqui!

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NO CANAL DA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here