Outdoors em prédios de Porto Alegre geram polêmica por cunho político e informação falsa

0
70
Empena estática instalada na lateral de um prédio na Avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre

Dois outdoors colocados em laterais de prédios em Porto Alegre, um na região central e outro na zona Norte, chamaram atenção a partir da noite desta quinta-feira (11).

Chamado de “empena estática”, a publicidade paga contêm propaganda ideológica de direita, associando uma falsa oposição de ideias entre uma bandeira do Brasil e o símbolo do comunismo, a foice e o martelo.

Além de jargões do senso comum vistos em fake news, a propaganda chama para as manifestações pró-governo Bolsonaro de 7 de setembro.

Na tarde desta sexta-feira (12), o vereador de Porto Alegre Leonel Radde (PT) foi até o prédio onde está uma das propagandas, localizado na entrada do Viaduto da Conceição, para conversar com o síndico. A reportagem do Brasil de Fato RS esteve no local e questionou o vereador sobre a reunião.

“Ele [o síndico] disse que não tinha acordo [com a empresa] da colocação do outdoor e que entrou em contato com a empresa Life, que disse que não retiraria”, informou o vereador, após a reunião.

A Life é uma agência de publicidade que aluga espaços em prédios e outros locais da capital gaúcha. A agência paga um valor para o prédio/condomínio, que não se envolve com as campanhas ali expostas. No site da Life, é possível ver o anúncio dos dois locais em questão:

 

Síndico relata inconformidade com a propaganda

O vereador informou ainda que, na conversa com o síndico do prédio, este demonstrou sua inconformidade com a atitude da empresa, pois, embora não esteja estipulado em contrato, até o momento, o espaço somente havia sido usado para a exposição comercial, de lojas e produtos. Segundo ele, a empresa respondeu que “não havia identificado que a propagando era de cunho político-partidário ou ideológico” e afirmou que a retirada somente aconteceria se o condomínio pagasse por isso, visto que o contratante havia pago adiantado.

O Brasil de Fato RS entrou em contato com a empresa para saber quanto custa a colocação de um outdoor naquele tamanho. O contato da redação foi atendido via Whatsapp, que ficou de passar o questionamento para o setor comercial. Até fechamento desta matéria, não houve resposta.

Radde considera que a exposição da mensagem é um absurdo. Na sua visão, a colocação do outdoor “infringe a lei eleitoral” e é propagação de mentiras. Ele informou ainda que já foi registrado um Boletim de Ocorrência e formalizada uma denúncia no Ministério Público Eleitoral do RS.

 

Fonte: Brasil de Fato RS

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Artigo anteriorSaiba como denunciar casos de violência doméstica
Próximo artigoQual o melhor tipo de telha para o seu telhado e região?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito + 14 =