Os 5 segredos da gestão de pessoas em condomínio

0
1326

Se você exerce a função de síndico, certamente já deve ter pensado em como melhorar a gestão de pessoas em condomínio, não é mesmo? Afinal, as atribuições de um síndico são muitas, principalmente quando não se exerce somente essa atividade, de modo que ter um quadro de colaboradores competentes pode auxiliar muito nas tarefas cotidianas.

Para que você consiga administrar bem o pessoal que trabalha em seu condomínio, nós elaboramos uma lista com 5 segredos da gestão de pessoas.

  1. Ofereça maior autonomia

É claro que os colaboradores precisam ter limites e que certas decisões só poderão ser tomadas com o aval do síndico. No entanto, a realização de pequenas tarefas do dia a dia, como a solução de um problema ou de um pequeno imprevisto, pode ficar por conta dos próprios funcionários.

Uma boa dica para isso é designar pessoas responsáveis para cada setor. Assim, no caso de um problema na portaria, por exemplo, o responsável por essa área poderá responder no lugar do síndico.

  1. Conte com a terceirização de serviços

Muitos condomínios têm optado por terceirizar serviços, como a portaria, a limpeza, a segurança e, até mesmo, algumas responsabilidades administrativas.

A terceirização oferece muitos benefícios, como a diminuição dos valores pagos na folha de pagamento, o gerenciamento de horários de funcionários, a capacitação dos colaboradores etc. Isso acontece porque é a empresa contratada a única responsável pelos profissionais que atuarão nas dependências do condomínio e não mais o síndico.

  1. Contrate uma empresa de administração de condomínios

Atualmente já existem, no mercado, empresas que têm profissionais de recursos humanos capacitados para auxiliar o síndico em diversas demandas relacionadas à administração e aos funcionários do condomínio.

Essas empresas podem ajudar na contratação de colaboradores, por meio da seleção de entrevistas e outras atividades de recrutamento e seleção, no desenvolvimento de treinamentos de capacitação, no acompanhamento dos profissionais, bem como criar procedimentos e fornecer ferramentas de trabalho como livro de ocorrências, de protocolos, controle de gás entre outros.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Você deve visualizar a tecnologia como uma aliada para os processos de gestão de pessoas no condomínio. Alguns softwares de gestão, por exemplo, permitem o controle do relógio de ponto dos funcionários, facilitando a fiscalização do cumprimento de horários, bem como contando as horas trabalhadas.

Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada em casos como a portaria eletrônica, dispensando a necessidade de um porteiro no prédio em determinados momentos do dia.

  1. Tenha uma boa comunicação

A comunicação é um fator primordial para um bom relacionamento com os funcionários do condomínio. Para que isso ocorra, portanto, deve-se praticar ações que estimulem o diálogo e a participação de todos.

Algumas ferramentas de comunicação, como o envio de newsletter, a fixação de murais em locais comuns aos colaboradores, os informativos internos, entre outros, podem ser utilizados para estreitar as relações e garantir um relacionamento mais impessoal com os funcionários.

 

Fonte: Conad

Artigo anteriorProjeto de lei quer regulamentar a profissão de Síndico
Próximo artigoExecução de dívida de condomínio inclui valores ainda a vencer, diz STJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here