O que é útil em um condomínio

0
1348
Foto: rapidesign.com

Saiba o que realmente é necessário dentro de um condomínio, e como optar por não elevar a taxa condominial.

Imóveis residenciais podem incluir praticamente de tudo nas áreas comuns para atrair compradores, mas é importante lembrar que cada equipamento ou serviço tem um custo.

As construtoras estão oferecendo cada vez mais empreendimentos imobiliários modernos, e tem se empenhado na instalação de diversos equipamentos sofisticados na área comum que disponibilizam dezenas de serviços para encher os olhos dos potenciais compradores. Porém vale lembrar que existem custos e que qualquer melhoria feita em um condomínio, pode gerar despesas administrativas, então saiba como conduzir melhor o capital.

Quando um condomínio com poucas residências extrapola nos serviços, o mesmo simplesmente pode se transformar em uma tortura para os moradores. Taxas muito elevadas podem influenciar no valor de revenda de um imóvel, porque espantam potenciais compradores.

Algumas administradoras pensando nesse transtorno, e em busca de baixar o valor do condomínio estão optando pela inclusão apenas dos serviços essenciais, cobrando à parte os serviços extras que serão usados apenas por um pequeno número de moradores.


Citaremos alguns serviços que são essenciais em um condomínio para os moradores:

 Infraestrutura e serviços essenciais

 É considerado um ‘lazer completo’ quando a infraestrutura se parece com a de um clube. São espaços que incluem piscinas, academia, spa e quadras poliesportivas. Esses lugares costumam ser bastante utilizados, principalmente por famílias com jovens e crianças, ou até mesmo por quem trabalha em casa ou tem algum tempo livre para relaxar.

Algumas incorporadoras optaram por reduzir o espaço interno de alguns dos apartamentos para se tornarem mais acessíveis aos compradores. Pensando também em agradar os moradores, aumentando e valorizando os espaços como salão de festas, churrasqueiras, cozinha gourmet, já que alguns condôminos gostam de convidar amigos para almoçar ou jantar.

Um serviço que é essencial num condomínio é a infraestrutura de segurança, e que muitas vezes vale a pena o investimento. Alguns prédios de alto padrão já contam com tecnologias avançadas de câmeras, biometria ou o uso de cartão para acesso ao prédio, aos elevadores ou aos próprios apartamentos.

Lógico que todo o investimento em segurança é caro, e para contratar uma equipe boa de seguranças profissionais tem que estar cientes disso, mas para quem guarda joias, dinheiro ou bens de valor em casa, é normal que prefira residências mais protegidas mesmo.

Por isso se você está pensando em adquirir um apartamento, estude as propostas, verifique os benefícios do condomínio, as possíveis taxas condominiais para saber se está de acordo com o seu orçamento!

Leia mais conteúdos de gestão aqui.

 

Artigo anteriorCondomínios devem se preparar para todos moradores terem sinal digital
Próximo artigoAbuso do direito de reclamação por parte do condômino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + 19 =