O condomínio é sempre responsável pelo ressarcimento de furto de veículos em suas dependências?

0
1114
condominio nao pode exigir cnh
Imagem: Exame

Se não houver vigilância especializada, e se  o ressarcimento não constar na convenção do condomínio, a decisão, em geral, é que o condomínio não deve arcar com esse tipo de custos, como vemos nas ementas abaixo:

Improcedência. Adequação. Autora que alega que motocicleta de sua propriedade foi furtada no interior do condomínio. Convenção condominial e regulamento interno que não prevêem responsabilização do condomínio por furto ocorrido na área comum Inexistência, ademais, de aparato de fiscalização interna Responsabilização do condomínio. Descabimento. Recurso improvido. A responsabilidade civil aquiliana, em regra, tem como elementos a ação ou omissão culposa, o dano e o nexo de causalidade entre a culpa e o dano. (TJ/SP – 15/03/2011)

Responsabilidade civil. Furto de veículo em garagem de condomínio. Ação movida contra este. Convenção que afasta a obrigação de indenizar, ausência de serviços de vigilância e inexistência de culpa de prepostos do réu.  Seguro que cobria o evento. Contribuição paga pelos condôminos que lhes assegurava direito à indenização. Réu que pleiteou denunciação da lide à seguradora, mas que depois não cuidou de cita-la. Apelação do autor provida (TJ/SP -14/03/2011)

https://www.sindiconet.com.br/informese/jurisprudencia-furto-automovel-jurisprudencias-furtos-e-roubos

Artigo anteriorMorador pode exercer profissão em condomínio?
Próximo artigoComo provar que o síndico do meu condomínio age de má fé?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − dois =