O bem-estar que as decorações oferecem dentro de casa

0
56
O bem-estar que as decorações oferecem dentro de casa
O bem-estar que as decorações oferecem dentro de casa

Atualmente o assunto decoração tem chamado atenção de muitas pessoas, já que com a pandemia do novo corona vírus as pessoas tem ficado mais em casa, e com isso tem buscado meios diferentes e próprios para dar aquela repaginada na decoração dos ambientes residenciais.

A internet é uma grande aliada no quesito decoração, pois grande parte da população tem divulgado seus trabalhos, e também tem dado muitas dicas em diferentes plataformas, como o Pinterest, grupos de WhatsApp, e até mesmo no Facebook e Instagram.

Entretanto, a decoração vai muito além da estética, se trata também da sofisticação e conforto. Um ambiente bem elaborado, com os objetos em harmonia, acaba promovendo uma melhor qualidade de vida aos moradores de uma casa. Caso contrário, se forem feitas escolhas muito erradas, podem causar desconforto e desvantagens.

 

 

Não erre nas cores

Escolher as cores dos ambientes é um passo muito importante, se não for o principal fator da construção relacionado a decoração. Seja no trabalho ou em casa, a escolha das cores precisa ser correta.

E para isso existem muitos detalhes a serem analisados, tendo em vista que, existem coloração com objetivos diferentes, como por exemplo, algumas cores ajudam a ampliar o espaço, outras tem o objetivo de iluminar mais, e existem até aquelas que procuram proporcionar tranquilidade e aconchego. Mas fazer a escolha errada das cores, pode causar efeitos contrários, como estresse, tensão e até depressão.

Especialistas recomendam que para ajudar a escolher as cores de cada ambiente, que faça o uso da imaginação, ou seja, imagine as paredes dos cômodos como papéis em branco, e as cores como ferramentas que você poderá utilizar de acordo com cada ambiente e sua destinação. Para isso, existem até aplicativos que simulam construções para que as pessoas possam testar suas ideias e conferirem o resultado antes de dar início à obra.

As cores quentes, como o vermelho, amarelo e laranja, costumam ser usadas na cozinha, pois causam uma sensação de vitalidade, energia e movimento. É recomendado não utilizar essas cores em ambientes de descanso e estudo, como quarto ou escritório.

Para esses ambientes que necessitam de tranquilidade, as cores frias e claras são as mais indicadas, como o azul, o branco e o cinza. As cores claras também proporcionar mais iluminação para os ambientes que são naturalmente escuros, isso porque elas refletem mais a luz do que as cores fortes, que acabam absorvendo ao invés de refletir.

 

 

A funcionalidade do ambiente

Vale lembrar que cada ambiente da casa possui uma função específica. É preciso considerar esse fato para manter a organização do seu lar, e consequentemente, melhor e manter a sensação de bem-estar. Não importa se a casa for pequena, todo imóvel pode ser decorado e ter seus espaços bem aproveitados.

Uma dica importante no quesito funcionalidade dos ambientes é que se deve evitar de trabalhar ou estudar no quarto. Por mais tentador e pratico que possa ser, essas ações podem prejudicar o seu sono.

Isso acontece porque o cérebro humano acaba associando a presença no ambiente com uma função de energia criativa e trabalho, exatamente o contrário do que o seu sono necessita. De modo geral, apenas os objetos que pertencem ao quarto precisam estar ali, e isso vale para os outros cômodos da casa.

Uma outra maneira de manter o ambiente funcional é não acumular objetos em um mesmo cômodo. Pois pode atrapalhar a circulação de pessoas, além de bloquear a função de cada móvel.

Evite aproximar a mesa de jantar à parede ou a um aparador, pois mesmo não percebendo, pode gerar uma refeição desconfortável. Procure deixar espaços entre os objetos, para que eles possam cumprir suas finalidades.

A natureza dentro de casa

Para aquelas pessoas que vivem nas grandes metrópoles, podem incluir no seu lar um pouco da natureza, para energizar os ambientes. Uma opção bem simples é acrescentar plantas nas áreas internas.

 

 

Nesse caso, é interessante optar por espécies que sobrevivam a ambientes sem iluminação direta. Os cactos e suculentas são algumas dessas plantas.

Outra sugestão para energizar o ambiente, para aqueles que gostam de cristais e objetos que são feitos artesanalmente, também podem escolher essa decoração para deixar a casa mais delicada e harmoniosa.

Uma dica importante: permitir que a luz natural entre na sua casa é uma maneira bem simples de promover o bem-estar. Portanto, escolha cortinas que possam abrir por inteira, para que você tenha a opção de deixar que o Sol entre na sua casa naqueles dias mais especiais.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here