NBRS APLICADAS AOS CONDOMÍNIOS

NORMAS DA ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é uma entidade privada e sem fins lucrativos, e tem sua utilidade pública reconhecida pelo governo federal por meio da Lei nº 4.150, de novembro de 1962, e é responsável pela elaboração de guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

CONSERVAÇÃO E REFORMA PREDIAL
ABNT NBR 5674:2012 Esta Norma estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações. A gestão do sistema de manutenção inclui meios para: a) preservar as características originais da edificação; b) prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas, elementos ou componentes; Edificações existentes antes da vigência desta Norma devem se adequar ou criar os seus programas de manutenção atendendo ao apresentado nesta Norma. Os anexos desta Norma apresentam exemplos de modelos não restritivos ou exaustivos a serem adaptados em função das características específicas da edificação.
ABNT NBR 16280:2014 Emenda 1:2015 Reforma em edificações — Sistema de gestão de reformas — Requisitos
ABNT NBR 15968:2011 Esta Norma especifica o perfi l de competência para o pedreiro de vedação, alvenaria estrutural, revestimento vertical externo, revestimento horizontal (contrapiso/piso) e revestimento vertical interno e para o encarregado de pedreiro de obras.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO
ABNT NBR 11742:2003 Porta corta-fogo para saída de emergência
ABNT NBR 14276:2006 Brigada de incêndio – Requisitos
ABNT NBR 14277:2005 Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos
ABNT NBR 16642:2017 Conjunto de mangueira semirrígida e acessórios para combate a incêndio
ABNT NBR 12693:2013 Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.
EMERGÊNCIA
ABNT NBR 9077:2001 Esta Norma fixa as condições exigíveis que as edificações devem possuir, com relação as saídas de emergência em edifícios.
ABNT NBR 14880:2014 Esta Norma especifica uma metodologia para manter livres da fumaça, através de pressurização, as escadas de segurança que se constituem, na porção vertical, da rota de fuga dos edifícios, estabelecendo conceitos de aplicação, princípios gerais de funcionamento e parâmetros básicos para o desenvolvimento do projeto.
ABNT NBR 10898:2013 Esta Norma especifica as características mínimas para as funções a que se destina o sistema de iluminação de emergência a ser instalado em edificações ou em outras áreas fechadas, na falta de iluminação natural ou falha da iluminação normal instalada.
PLAYGROUNDS
ABNT NBR 16071-1:2012 Esta norma aplica-se aos seguintes equipamentos, para uso em escolas, creches, áreas de lazer públicas (praças, parques e áreas verdes), restaurantes, buffets infantis, shopping centers, condomínios, hotéis e outros espaços coletivos similares: balanços, escorregadores, gangorras, carrosséis, paredes de escalada, playgrounds, plataformas multifuncionais, “brinquedão” (kid play) e redes espaciais.
AGUA, ESGOTO, TUBULAÇÕES E PISCINAS
ABNT NBR 5626:1998 Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.
ABNT NBR 6493:1994 Esta Norma fixas as condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes..
ABNT NBR 8160:1999 Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais, de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto á higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas
ABNT NBR 15527:2007 Esta Norma fornece os requisitos para o aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.
ABNT NBR 14011:2015 Esta Norma especifica os requisitos mínimos para aquecedores instantâneos de água e torneiras elétricas, cobertos pela ABNT NBR 16305, utilizados em edificações cujas instalações elétricas de baixa tensão e hidráulicas de água fria e quente tenham sido projetadas e executadas respecti­vamente conforme as ABNT NBR 5410, ABNT NBR 5626 e ABNT NBR 7198.
ABNT NBR 10818:2016 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para que a qualidade da água de piscina garanta sua utilização de maneira segura, sem causar prejuízo à saúde e ao bem-estar do usuário.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008 Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.
ABNT NBR 5419-1:2015 Esta norma estabelece os requisitos para a determinação de proteção contra descargas atmosféricas.
ABNT NBR 12483:2015 Esta Norma especifica os requisitos para os chuveiros elétricos cobertos pela ABNT NBR 16305, que são utilizados em edificações cujas instalações elétricas de baixa tensão e hidráulicas de água fria e quente tenham sido projetadas e executadas, respectivamente, conforme as ABNT NBR 5410, ABNT NBR 5626 e ABNT NBR 7198.
ACESSIBILIDADE
ABNT NBR 9050:2015 Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.
ELEVADOR
ABNT NBR NM 207:1999 Esta Norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos instalados permanetemente servindo paviementos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.
FACHADAS
ABNT NBR 13755:2017 Esta Norma estabelece as condições exigíveis para projeto, execução, inspeção e aceitação de revestimentos de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas ou pastilhas assentadas com argamassa colante.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
ABNT NBR 16489:2017 Esta Norma estabelece recomendações e orientações sobre a seleção, uso e manutenção de sistemas de proteção individual contra quedas (SPIQ) para uso no local de trabalho para prevenir e/ou reter quedas de uma altura.
ABNT NBR 13712:1996 Esta Norma estabelece os princípios gerais para a padronização de luvas de proteção confeccionadas em couro ou tecido.
ABNT NBR 16046:2012 Esta Norma especifica os requisitos mínimos para fabricação de redes de proteção para edificações
ABNT NBR 16076:2016 Esta Norma especifica métodos de ensaio psicofísicos com seres humanos para medir, analisar e reportar a atenuação sonora de protetores auditivos.
ABNT NBR 16295:2014 Esta Norma é aplicável a: luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, que são normalmente usadas em conjunto com luvas de proteção vestidas sobre as luvas isolantes para prover proteção mecânica; luvas isolantes e luvas isolantes de proteção sem divisão para os quatro dedos, utilizáveis sem as luvas de proteção.
ABNT NBR 16603:2017 Versão Corrigida:2017 Esta Norma estabelece os requisitos e os métodos de ensaio para calçados projetados como equipamento de proteção individual, com finalidade de isolação elétrica em instalações elétricas de baixa tensão até 500 V, em condições secas.
VIDROS
ABNT NBR 14925:2003
Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para unidades envidraçadas resistentes ao fogo, que contêm vidro transparente ou translúcido, para uso em edificações.
   
ESQUADRIAS
ABNT NBR 10821-1:2017
Esta Norma define os termos empregados na classificação de esquadrias externas e internas utilizadas em edificações e na nomenclatura de suas partes.
   
ACÚSTICA
ABNT NBR 10152:2017
Esta Norma estabelece: procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; procedimento para determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso; valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.
   
ABNT NBR 10152:2017 Esta Norma estabelece: procedimento para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; procedimento para determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso; valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.
AR- CONDICIONADO
ABNT NBR 16655-1:2018 Esta Parte da ABNT NBR 16655 descreve os requisitos mínimos do projeto, fabricação e instalação dos suportes de fixação das unidades externas em qualquer aplicação de unidades compactas e divididas com capacidade de até 18 kW (60 000 BTU/h), e descreve os procedimentos para assegurar que a instalação, o desempenho, a operação e a confiabilidade satisfaçam o usuário final.
ELEVADORES
ABNT NBR NM 313:2007 Esta Norma especifica os requisitos para o acesso e uso seguros e indepedentes de elevadores por pessoa, incluindo pessoas com as deficiências mensionadas na Tabela B. 1 do Anexo B.
ABNT NBR 16083:2012 Manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes — Requisitos para instruções de manutenção.
ABNT NBR 15597:2010 Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas