Morre Sylvio Capanema, percursor do Direito Condominial no Brasil

0
101
Morre Sylvio Capanema, pioneiro do Direito Imobiliário no Brasil

Faleceu no último sábado (20/06), aos 82 anos o desembargador e advogado especialista em Direito Imobiliário, Sylvio Capanema. Ele estava internado há quase três meses lutando contra uma infecção causada pelo novo coronavírus.

Sylvio foi advogado por cerca de 35 anos, no Rio de Janeiro, o professor Sylvio Capanema de Souza ascendeu à Magistratura Estadual, representando o 5º Constitucional da Advocacia em abril de 1994.

Aposentou-se pelo advento da idade limite Constitucional, em Abril de 2008, após ter exercido, naquele Tribunal, diversos cargos, como os de 2º e 1º Vice Presidente, membro efetivo do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura, além da Presidência da 10ª Câmara Civil, durante 10 anos, do qual participava o então Desembargador Luiz Fux, hoje Ministro da STF.

 

 

Desembargador aposentado, autor de vários livros da área imobiliária e condominial, Acompanhou de perto a evolução legislativa, especialmente a imobiliária e condominial. Tinha como especialidade o Direito Imobiliário.

Foi coautor do Projeto de Lei que se tornou posteriormente a Lei de Locações (Lei 8.245/91).

A história do condomínio no Brasil foi marcada por alguns fatos determinantes para área jurídica.

 

 

Magistratura

Sylvio Capanema
Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

 

Além da magistratura, Sylvio Capanema foi destaque como advogado, professor e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Formado pela Faculdade Nacional de Direito, na turma de 1960. Capanema recebeu em 2017 a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro.

Casado com Ana Capanema e pai dos juízes Marcia Santos Capanema de Souza, João Paulo Knack Capanema de Souza e Flávio Santos Capanema de Souza.

 

Cordialidade

Capanema se prontificou a difundir todo o seu conhecimento na área do Direito
1º Congresso Mato-Grossense de Direito Condominial da OAB-MT

 

Sylvio Capanema foi um grande parceiro do portal Síndico Legal, sempre esteve presente nos eventos, colaborando com o crescimento do Direito Condominial no Brasil.

Capanema se prontificou a difundir todo o seu conhecimento na área do Direito, a fim de ajudar e ensinar a todos, que quisessem evoluir no ramo.

Seu último evento em parceria com o portal foi em outubro de 2019, o 1º Congresso Mato-Grossense de Direito Condominial da OAB-MT.

  • ASSISTA SUA PALESTRA:

Partida 

Em uma rede social, a família de Sylvio confirmou o falecimento, e causa da morte que seria a Covid-19, após longos 83 dias lutando contra a doença.

 

Homenagem

Muitos advogados renomados prestaram suas singelas homenagens a este mestre do Direito.

“Foi embora o nosso Timoneiro, um homem exemplo de humildade e devoção ao Direito.

Nunca recusou qualquer convite de quem quer que seja para transmitir o Direito, para ensinar, sem ônus algum, mas sempre abrilhantava os eventos.

Foi embora o nosso timoneiro, um dia triste para o Direito, sobretudo para o Direito Condominial, ele estava conduzindo a nossa bandeira Brasil a fora.

Que Deus o tenha e ilumine a sua alma e conforte todos os seus familiares e todos nós pela grande perda.

É um dia de luto, sem duvidas.

Foi embora o nosso grande Mestre. Ficou a lição para todos nós, sobretudo de humildade, simplicidade e devoção ao Direito.

Como Advogado Condominial e um apaixonado per esse ramo do direito, rendo aqui as minhas singelas homenagens.

Obrigado, nosso eterno professor mestre Sylvio Capanema!!!!!

(Autor Miguel Zaim)

 

 

“Uma grande perda perda para toda comunidade jurídica! Dr. Sylvio Capanema, o mestre dos mestres!” (Autor Fábio Barletta) 

“Hoje é um dia de luto. Faleceu o amigo e professor Sylvio Capanema. Ele lutava bravamente contra a COVID-19, mas não resistiu. Nos últimos anos, tive a alegria de participar com ele de alguns congressos e entrevistá-lo ao @civileimobiliario. Sempre ao lado de sua esposa Ana, Capanema viajava o Brasil, levando conhecimento e conquistando a todos. Fica um enorme vazio, difícil de ser preenchido. Adeus, querido amigo.” (Autor Alexandre Junqueira Gomide)

 

O portal Síndico Legal gostaria de prestar sinceras condolências. Toda a equipe sente muito por essa perda. Que Deus conforte o coração dos familiares!

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo clicando aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here