Moradores do entorno de cinco barragens da Vale em Nova Lima e Ouro Preto deixam casas

0
291
Posto de comando montado nas proximidades da mina de Vargem Grande. — Foto: Larissa Carvalho/TV Globo

Sirenes foram acionadas no fim da tarde desta quarta-feira. Cerca de 125 pessoas são afetadas.


Moradores que vivem no entorno de cinco barragens da Vale, em Ouro Preto e em Nova Lima, deixam as casas nesta quarta-feira (20). Ao todo, de acordo com a mineradora, cerca de 125 pessoas são afetadas.

As barragens são: Vargem Grande, localizada no Complexo Vargem Grande, em Nova Lima, e Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, localizadas na Mina da Fábrica, em Ouro Preto. As estruturas fazem parte das 10 barragens da Vale do tipo “alteamento a montante” e segundo a empresa, as estruturas já estão inativas.

Segundo a Defesa Civil, nesta quarta, o órgão foi informado pela empresa que, em decorrência do descomissionamento das barragens, foi necessária a elevação do nível de emergência, que se encontra no grau 1 para o grau 2.

A Defesa Civil disse que a elevação do nível de emergência ocorreu às 17h, momento em que houve, de forma progressiva, o acionamento de sirene nos locais, segundo a Vale.

“Essa ação faz parte do protocolo de remoção preventiva da população residente na Zona de Autossalvamento (ZAS), em continuidade ao processo de aceleração do descomissionamento das barragens a montante da Vale. Todos os moradores já foram orientados e deixaram suas casas”, afirmou a Vale.

A empresa disse ainda que, depois soaram as sirenes, “a remoção dos moradores é oficializada e a área fica bloqueada para acessos”.

De acordo com a mineradora, em Nova Lima, a remoção atinge 33 casas, com cerca de 100 pessoas, que ficam a 52 quilômetros da sede da cidade. Já a prefeitura disse que está sendo realizada a evacuação de 38 famílias moradoras do condomínio Solar da Lagoa e da Vila Codornas A e E, do complexo de Rio de Peixe.

No início da tarde, moradores abandonavam imóveis no condomínio Solar da Lagoa, em Nova Lima — Foto: Reprodução/TV Globo

Em Ouro Preto, de acordo com a mineradora, a remoção abrange oito casas, com cerca de 25 pessoas, a aproximadamente 15 quilômetros da localidade de Engenheiro Correia.

“A evacuação das áreas do mapa de inundação possui caráter preventivo, cujo objetivo é, tão somente, promover a preservação de vidas na hipótese da ocorrência de desastres envolvendo as barragens”, esclareceu a Defesa Civil.

– Outras barragens

Desde o rompimento da Barragem I, da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, a Vale já retirou moradores das proximidades de outras duas barragens: mina Gongo Soco (Barão de Cocais) e mina Mar Azul (Nova Lima). No dia oito de fevereiro, uma outra barragem da empresa ArcelorMittal também foi evacuada na mina de Serra Azul (Itatiaiuçu).


Leia mais notícias aqui!

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here