Médicos de Mato Grosso criam projeto para atender voluntariamente a população com sintomas de Covid-19

0
203
Juntos pelo projeto Vencendo a Covid19

Cerca de 200 médicos voluntários se uniram em prol de atender gratuitamente, por meio da telemedicina ou até mesmo através de atendimentos presenciais, com os devidos cuidados, todos os pacientes com sintomas de Covid-19.

A iniciativa tem o objetivo de prevenir que os pacientes tenham uma piora no quadro de saúde, por tanto, os médicos acreditam que fazendo o tratamento precoce, diagnosticando mais cedo, prescrevendo os medicamentos necessários, o processo de cura da doença terá mais sucesso.

 

 

O projeto foi nomeado como “MT Vencendo a Covid-19”, e ganhou destaque na sociedade mato grossense, empresários e moradores do Estado se sensibilizaram com a iniciativa e tem se mobilizado para arrecadar medicamentos.

Inicialmente o projeto pretendia atender somente as pessoas mais carentes que estivessem com os sintomas do coronavírus, primeiramente iniciando o diagnóstico clínico, e se possível fazer a doação do medicamento.

Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso ao tratamento desde a fase inicial da doença

A ação tomou maiores proporções, e as assistências estão sendo feitas para todas as pessoas que buscam ajuda com os sintomas da doença.

Mas para que os atendimentos continuem sendo prestado em todo Mato Grosso, os médicos voluntários do projeto precisam de doações, seja de medicamentos, de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e até mesmo para quem preferir doações em dinheiro.

 

 

Infelizmente o projeto não realiza exames e nem testes, os diagnósticos são feitos através de informações dos sintomas dos pacientes. Mas de acordo com a médica anestesista, Christiane D’Oliveira, muitas parcerias estão sendo feitas para que as pessoas encontrem facilidade no tratamento.

“Alguns laboratórios de exames e imagens estão nos procurando para participar do projeto e fecharmos parceria, e isso para a população é ótimo, pois vai ajudar e facilitar na confirmação ou não da doença”, explica a doutora.

Médicos de Mato Grosso criam projeto para atender voluntariamente a população com sintomas de Covid-19
Imagem: Pessoal

“Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham acesso ao tratamento desde a fase inicial da doença, e isso evitará a piora do caso e conseqüentemente irá melhorar o número de pacientes curados, no que também diminuirá a procura por atendimentos e internações em hospitais, ou seja, o tratamento precoce diminui o tempo que o vírus fica no organismo, diminui a chance do paciente evoluir para as fases mais complicadas da doença e diminui morte, necessidade de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de tratamento hospitalar”, relata Christiane.

 

 

COMO FUNCIONA?

A distribuição dos medicamentos é feita através da decisão entre o médico e o paciente

Os atendimentos são feitos por meio de ligações. Dessa forma, é feito uma pré-consulta e se necessário é feito um agendamento para um atendimento presencial, para que não haja nenhuma aglomeração.

A distribuição dos medicamentos é feita através da decisão entre o médico e o paciente. O médico analisa a necessidade de entrar com os remédios, e se o paciente também concordar. Tudo baseado nos indícios dos sintomas da doença, e assim é sugerido o tratamento ideal.

 

 

A equipe também analisa os pacientes que realmente precisam da doação dos remédios, já que o intuito do projeto é ajudar as pessoas que não possuem condições de comprar os medicamentos.

 

CONDOMÍNIOS SOLIDÁRIOS – MT VENCENDO A COVID-19

Médicos de Mato Grosso criam projeto para atender voluntariamente a população

Não muito longe do projeto “MT Vencendo a Covid-19”, moradores de um condomínio de Cuiabá, preocupados com o avanço do novo coronavírus na Capital, se juntaram também na intenção de arrecadar medicamentos.

O grupo conhecido como a “Família Florais dos Lagos”, se uniu ao grupo de médicos do projeto, e juntos estão conseguindo fazer a diferença lutando contra a Covid-19.

Segundo a moradora Soyane Souza, a iniciativa da ‘Família Florais dos Lagos’ não é a primeira, o grupo sempre busca projetos solidários para ajudar. “Ao ver a situação da pandemia cada vez pior no nosso Estado, não conseguimos ficar parados, nos reunimos, alguns ajudaram com dinheiro, outros com medicamentos, e assim a gente tem conseguido dar suporte à Dra. Christiane e os outros médicos do projeto”, conta Soyane.

A ação tem se expandido por outros condomínios da cidade, que estão vendo na solidariedade um pingo de esperança para aqueles que estão doentes e com medo.

 

 

O síndico morador, Saulo Amorim, do Edifício Nova Petrópolis conta que quando soube da união do grupo ‘Família dos Lagos’, resolveu aderir a proposta e convidou os condôminos para participarem também.

“Dividi a idéia com os moradores do meu condomínio, e vi que a aceitação foi total, o que é maravilhoso, sentir que as pessoas ainda se preocupam umas com as outras, e querem superar juntos essa doença”, exalta Saulo.

Ele ainda acredita que muitos condomínios podem ter essa mesma idéia, e se juntar para ajudar as pessoas a se tratarem desde o começo, antes que o problema piore.

 

INFORMAÇÕES

Médicos de Mato Grosso criam projeto para atender voluntariamente a população com sintomas de Covid-19

Para maiores informações sobre os atendimentos é só entrar em contato através dos números:

(66) 9.9635-8814 / (65) 9.8129-6714

Para quem quiser doar os medicamentos ou até mesmo fazer as doações em dinheiro, podem entrar em contato através do número:

(65) 9.8116-7245.

O portal Síndico Legal é um grande apoiador desse projeto, e se coloca a disposição para ajudar no que for preciso. Juntos venceremos a Covid-19!

 

 

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here