Maritaca azul surpreende moradores de condomínio em Rio Claro

0
166
Maritaca totalmente azul surpreende moradores de condomínio em Rio Claro — Foto: Reprodução EPTV
Maritaca totalmente azul surpreende moradores de condomínio em Rio Claro — Foto: Reprodução EPTV

Os moradores de um condomínio afastado do Centro de Rio Claro (SP) estão surpresos com o aparecimento de uma maritaca de tonalidade azul, que visita o local pela manhã e no fim tarde.

De acordo com a doutora em zoologia e especialista em aves, Karlla Barbosa, as aves dessa família, geralmente, tem dois pigmentos: a melanina, que seria a cor azul, e o caratenóide, que seria a cor amarela.

 

“Quando esses indivíduos têm algum problema genético e perdem a capacidade de produzirem essa cor amarela, ele vai ficar só com a cor azul. Esse defeito genético é conhecido como cianismo, apesar de ser um fator que não ocorre com tanta frequência, na cidade de Rio Claro já aconteceu”, explicou.

O motivo que provoca o fenômeno na região de Rio Claro, contudo, ainda é um mistério para os especialistas.

Um dos moradores que flagrou a ave diferenciada foi o professor universitário Eduardo Kokubun, que depois de muitas tentativas conseguiu reunir quase 300 registros das visitas.

“Eu consegui em cima do detalhado e em cima da palmeira é bem mais difícil, porque elas acabam se escondendo atrás das folhas, então se eu avanço e elas percebem, elas vão mais para trás, então a gente tem que ir com calma, ficar atrás de um carro, um arbusto, uma parede”, contou.

Nas fotos, captadas no telhado da casa e na palmeira do quintal, a ave é flagrada em momentos de carinho, sempre em dupla com outro exemplar, mas da cor tradicional.

“Elas fazem muito carinho umas nas outras, então a gente consegue fazer uns registros muito bacanas, muito bonitos”, disse.

 

O aposentado Luiz Carlos Ramassotti observa e fotografa pássaros como hobbie. Mesmo que a espécie seja mais comum na região, ele afirma que essa foi a primeira vez que encontrou uma ave na natureza com essa característica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here