Manutenção das Calhas em Condomínios

0
431
Manutenção das Calhas em Condomínios

Agora que as chuvas voltaram, é necessário muito cuidado com o sistema de calhas. Afinal de contas, é por meio da tubulação que a água das chuvas que caem nos telhados escoa.

As calhas devem estar sempre limpas e desentupidas para evitar alagamentos, ou erosão do solo ou até mesmo umidade nas paredes e tetos.

A atenção é muito importante, já que existem muitos objetos que podem colaborar para o entupimento, como frutas, folhas, terra, sacos plásticos e restos de reformas trazidos pelo vento, entre outros.

 

 

O portal Síndico Legal juntou 4 dicas para te ajudar na questão da manutenção das calhas do seu condomínio. Veja:

Limpeza

Manutenção das Calhas em Condomínios

As calhas sem manutenção afetam não só a estrutura do condomínio, como também a limpeza e a estética, e podem causar doenças. Por isso é muito importante ficar atento quanto à manutenção delas.

A dengue e o mosquito Aedes Aegypti, responsável pela propagação, são exemplos de doenças que podem ser causadas pela não manutenção das calhas, já que elas podem acumular água parada e sujeira.

 

 

As calhas sem manutenção e sem limpeza são alvo fáceis para se tornar um criadouro de larvas e mosquitos. Logo, fique de olho!

 

Periodicidade da limpeza 

Periodicidade

Nos condomínios, a periodicidade da manutenção das calhas varia de acordo com a localização, vale avaliar se está próximo a árvores, e até mesmo a conduto dos condôminos.

Pois alguns moradores acabam jogando sujeiras pelas janelas e sacadas, e elas podem se acumular nas calhas e aumentar a quantidade de vezes a realizar essas manutenções.

 

 

Retenção de custos e cuidado ambiental

cuidado ambiental

É importante parar para refletir que a limpeza das áreas comuns, tais como: playground, calçadas, estacionamento, jardins, entre outros espaços, é capaz de ser feita sem consumir a água do próprio condomínio.

É só aproveitar a água da chuva, dessa forma é possível economizar, e ainda por cima ajudar a preservar o meio ambiente, através do consumo sustentável da água.

 

 

Existe um sistema, onde a água da chuva é captada pela calha, e fica armazenada numa cisterna, onde recebe a filtragem, e é disponibilizada para o uso do condomínio.

Para instalar esse sistema, primeiramente é preciso expor a ideia durante a Assembleia, e ter a aprovação dos moradores, além de também fazer uma pesquisa minuciosa a respeito das empresas que podem prestar esse tipo de serviço.

O uso sustentável através da calha faz com que uma dor de cabeça se torne um bem maior para o meio ambiente além de uma grande economia para os condôminos.

 

Escolha da prestadora de serviços

Escolha da prestadora de serviços

A coisa mais importante a se fazer nesse processo de manutenção das calhas é escolher uma empresa que garanta o sucesso do serviço.

Não só pela qualidade, como também pela garantia e o uso de produtos que são adequadas para o serviço.

Além do mais, é indispensável que o serviço seja feito com segurança, obedecendo as normas específicas para este tipo de trabalho, e assim evite causar qualquer problema ou dano para o condomínio.

Gostou da dica? Então aproveite que as chuvas começaram agora, e evite mais um problema para o seu condomínio, providencie a manutenção das calhas!

 

 

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal

 

Leia mais conteúdo exclusivo aqui!

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here