Maçonaria celebra 200 anos do ‘Dia do Fico’, no Centro do Rio

0
49
Palácio do Grande Oriente do Brasil no Rio . Foto: Divulgação

Em comemoração aos 200 anos do Dia do Fico, que se completaram neste domingo (9), a Maçonaria realizou um concerto, em frente ao grande Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil, símbolo importante da Maçonaria na América Latina, localizado na Rua do Lavradio, no Centro do Rio.

A celebração da maçonaria, que foi ao público, contou com apresentação de uma Banda Sinfônica do Instituto Brasileiro de Música e Educação, além da presença do Grão Mestre Geral, Múcio Bonifácio Guimarães, do Grão Mestre do GOB-RJ, Aildo Carolino, e ainda os Grãos Mestre de todos os estados da federação.

Dia do Fico

Pressionado pelas cortes portuguesas para voltar a Portugal, desde o fim de 1981, o Príncipe Regente Dom Pedro I estava pronto para voltar ao seu país.

Contudo, ele foi convencido a ficar por José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira. Todos eles eram membros do Grande Oriente Brasílico, ordem maçônica brasileira criada para se separar da portuguesa.

Após a decisão de Dom Pedro, Jorge Avilez Tavares, que era governador das Armas da Corte e Província do Rio de Janeiro, se juntou a dois mil soldados portugueses afim de derrubar o príncipe regente. Dom Pedro então ordenou que 10 mil homens da Guarda Real cercassem o motim português e Avilez se deu por derrotado, voltando ao seu país de origem em seguida.

 

Fonte: O São Gonçalo

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here