Lobo-guará é filmado revirando lixo em condomínio em MT

[adrotate group=”1″]

Um lobo-guará foi filmado revirando o lixo, na noite deste domingo (31), em um condomínio em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A espécie é considerada “vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em um vídeo gravado por moradores do condomínio, é possível ver o animal mexendo nos sacos em busca de comida. Nas filmagens, ele não se intimida com a presença do morador, que estava dentro do carro.

As câmeras de segurança do condomínio já registraram visitas do animal outras vezes no local.

A espécie: O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metro de corpo, além de  40 cm de cauda, podendo atingir 1 metro de altura e mais de 20 kg. Da família dos canídeos, mas pertence a um gênero composto por uma única espécie.

( Veja o Vídeo )

Apesar do porte e da aparência, são animais inofensivos ao homem, apresentam comportamento dócil e raramente brigam entre si.

O lobo vive em campos abertos, no caso do Brasil, no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal. Também pode ser encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia e uma pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.

No passado, acreditava-se que a diminuição da população do lobo-guará no Brasil era decorrente da perda de habitat. Mas em 2005, o resultado de um encontro de pesquisadores revelou que o preconceito, desconhecimento e superstição superam a ameaça da diminuição do território.

O lobo-guará ainda é caçado para a retirada dos olhos como amuleto e por donos de propriedades rurais, com o argumento de evitar o ataque a aves e pequenos animais.

 

Fonte: G1

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE