Limpando o condomínio e o deixando organizado

0
76

É essencial que no momento da limpeza nos condomínios, todos os lugares e áreas comuns precisam ganhar a mesma atenção e cuidado. Uma forma de tornar isso possível e mais fácil, é o síndico ou o zelador, fazer uma programação da limpeza das áreas, para que todas realmente sejam limpas.

Lembrando que existem alguns espaços que precisam de mais cuidado. Em vista disso, o planejamento da limpeza precisa ser feito para que o condomínio esteja sempre limpo, e é preciso atender com cuidado os ambientes que possuem uma circulação maior de pessoas.

Um desses locais é a recepção, a qual deve ser limpa todos os dias, já em outras áreas menos frequentadas, podem ser limpas diariamente, se for o caso, o negócio é planejar a limpeza.

LixoComo manter o condomínio limpo

É interessante ao fazer o recolhimento do lixo, fazer a separação correta, essa iniciativa precisa começar pelos moradores, e o zelador ficará responsável por manter essa ação, dando continuidade no processo.

Se houver algum descuido dessa tarefa, pode ocorrer de aparecer alguns animais, como: roedores, insetos, e assim, acarretar algumas doenças aos condôminos, é por isso que as lixeiras não devem ficar acumuladas, e o descarte do lixo precisa ser feito de maneira correta e com frequência.  Mais que uma questão de higiene, está relacionado à saúde e ao meio ambiente.

Uma dica para fazer a coleta seletiva é fazer um planejamento, organizando os dias que a coleta pública recolhe o lixo, e também algumas informações sobre maneiras de separar os materiais (lixo reciclável e orgânico).

É sempre bom também manter o local da coleta limpo, assim que o lixo for recolhido, é ideal que se faça uma higienização e evite qualquer desconforto citado acima.

Limpeza diáriaLimpeza diária

Como já foi falado, a recepção, mais conhecida como Hall, é uma área que precisa ser limpada diariamente, pois ela dará a aparência do condomínio sempre estar limpo. E como também já foi falado, que o lixo também precisa ter uma atenção especial, e precisa ser feito todos os dias.

Para dar o suporte de limpeza adequado, é preciso fazer a limpeza dos pisos dos elevadores e das escadas, como também dos equipamentos da portaria e da decoração, porque são locais que possuem um grande fluxo de pessoas.

Já na sauna, piscinas e vestiários, são exemplos de locais que não possuem muitas visitas diárias, e para isso não precisam ser limpas todos os dias. Mas é recomendado que se faça um exame desses locais, para verificar se o último uso deixou o ambiente muito sujo, e se será preciso fazer uma limpeza.

Limpeza semanal Limpeza semanal

As áreas comuns que não são muito utilizadas todos os dias, como: salas de jogos, salão de festas, playground, churrasqueiras, são áreas que podem ser limpas semanalmente, contanto que se houver uma utilização atípica durante mais dias da semana, dessa forma, será preciso fazer mais de uma limpeza por semana.

As áreas comuns dos andares, como: escadas, decoração, corredores, é ideal que sejam limpas também uma vez por semana, como os ventiladores, bebedouro, exaustor e ar-condicionado.

O portal Síndico Legal gostaria de lembrar que a cada seis meses, é preciso fazer a limpeza adequada dos reservatórios de água e das tubulações, essas são manutenções de limpezas extremamente necessária para o bem-estar dos condôminos.

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Artigo anteriorApartamentos do condomínio Rio 2 são atingidos por incêndio
Próximo artigoPrefeitura vai vistoriar condomínios construídos pela Direcional Engenharia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here