Laudo predial pode oferecer vida longa e saudável ao prédio

0
349

Entenda os problemas que as edificações podem ter e saber como organizar os gastos na hora de fazer reformas e consertos

 

Prédios e seres humanos dividem algo em comum. Os dois precisam ir ao médico para tratar de doenças e prevenir problemas no futuro. A JM Engª e Perícias Ltda é uma empresa especializada na Engenharia Diagnóstica e oferece o laudo de inspeção predial, uma espécie de check-up de todo prédio apontando as doenças e as receitas para o tratamento de cada uma das patologias. De acordo com o Engenheiro Civil especialista em Perícia Judicial e extrajudicial Palmiro Filho, o laudo é uma maneira segura de síndicos e administrações de prédios tomarem decisões na hora de gerenciar os gastos. O processo começa com uma análise de documentos e inspeções que vão da cobertura ao alicerce da estrutura.

No caso dos laudos de inspeção predial nível 1 e 2, são utilizadas ferramentas para encontrar rachaduras, infiltrações, problema na fiação do condomínio e assegurar a solidez de vigas e pilares.

 

 

A análise também passa pelos processos de manutenção do prédio. Ou seja, o prédio anda recebendo manutenção no tempo correto? Os produtos e equipamentos usados suficientes e não danificam outros sistemas usados pelo prédio? Depois de toda a análise, a empresa gera uma lista com todos os problemas do prédio em lista do mais ao menos crítico.

“Na maioria das vezes, os nossos clientes são síndicos que estão entrando ou saindo de mandato. Tem aqueles que estão mais maduros e querem fazer um trabalho melhor embasado para o prédio. Eles querem mais segurança na hora de priorizar reformas e consertos. Tem também alguns condôminos que querem assegurar a segurança do prédio e solicitam o laudo”, informou Palmiro Filho.

Para ele, assim como as pessoas, prédios mais antigos precisam de mais atenção. Um prédio com menos de 15 anos deve realizar um laudo predial de 5 em 5 anos; com mais de 20 anos, realizar o laudo a cada 3 anos; com mais de 30 anos, realizar a cada 2 anos e prédios com mais de 50 anos realizar o Laudo de Inspeção Predial a cada ano.

“Quando ficamos mais velhos, é necessário ir mais vezes ao médico e certificar que as coisas vão bem. Os prédios, para terem uma vida longa, precisam desse mesmo tipo de observação”.

Cuiabá-MT, 15-10-2018.

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO É ENGENHEIRO CIVIL, DIRETOR E MEMBRO TITULAR DO IBAPE-MT (INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA), ESPECIALISTA NA ÁREA DE AVALIAÇÕES E INSPEÇÃO PREDIAL, ATUA NA ÁREA DE PERÍCIAS JUDICIAIS, EXTRAJUDICIAIS E ENGENHARIA DIAGNÓSTICA, ELABORA LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL (LIP) EM CONDOMÍNIOS.

 

Leia mais artigos aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here