Individualização de água e gás em condomínios

0
1212

SISTEMA DE INDIVIDUALIZAÇÃO

O objetivo é distribuir de forma mais justa as despesas entre aqueles que utilizam e se beneficiam dos serviços.

A individualização de água e gás em condomínios é uma alternativa viável e econômica, criando a oportunidade para uma mudança de comportamento dos indivíduos, que de posse de suas despesas, poderão melhorar sua gestão sobre gastos e utilização.

 

A LEI

Em 2016 o então presidente Michel Temer sancionou a lei que obriga medição individual de água em condomínios.

Com o objetivo de incentivar a economia e que os moradores passem a pagar valor mais justo na taxa, já que o hidrômetro permite individualizar consumo de cada apartamento.

A lei obriga os novos condomínios a terem a medição individualizada a nova obrigação entra em vigor em 2021 alterando a Lei 11.455 de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

 

OS PRÉDIOS ANTIGOS

Uma grande dificuldade da individualização da conta dos condomínios antigos é o número de prumadas por unidade, o que pode acabar inviabilizando a obra.

Um exemplo é o custo da tubulação, muitas vezes feita de ferro galvanizado desgasta com o passar do tempo, é importante ver a real necessidade do condomínio fazer a individualização.

 

 

COBRANÇA

Deve-se levar em conta o custo do sistema de medição individualizada cada cidade, o número de unidades e a infraestrutura do condomínio, somados ao valor do aparelho e a instalação de cada hidrômetro, por unidade.

Normalmente os condomínios antigos precisam gastar mais que os novos.

 

EMPRESA ESPECIALIZADA

É importante pesquisar antes de escolher a empresa que fará a instalação do condomínio por ser um investimento considerável não se deve focar só no preço, já que há uma extensa gama de serviços diferentes desde como vai ser feita a leitura do consumo, como é feita a gestão dos dados dos moradores até o tipo de atendimento oferecido pela empresa parceira.

O hidrômetro da empresa deve ser cadastrado na concessionária local e ter certificação adequada.

A empresa deve explicar de forma didática seu serviço aos moradores, visto que muitas pessoas não tem entendimento sobre a medição de água individualizada.

 

RESPONSABILIDADE

Cada morador se torna responsável pelo seu consumo, com a individualização de água e gás em condomínio. O uso consciente sem desperdícios também pode ser uma busca dos condomínios para apresentar esta mudança.

Com a implantação do sistema o síndico acompanha as atividades de consumo através de relatórios.

O fornecimento individual de gás funciona como qualquer outra conta individualizada.

Cada unidade tem a medição de consumo feita separadamente o que permite uma cobrança precisa apenas do que foi utilizado por cada moradores mensalmente.

 

 

VANTAGENS

  • Diminui o consumo da água;
  • Cobrança de acordo com o que cada unidade consome;
  • Preservação do meio ambiente, com a conscientização do consumo;
  • Facilidade para o síndico, dependendo da empresa escolhida pelo condomínio a conta de água passa a ser gerida pela parceira, deixando o gestor se focar em outros temas
  • Cobrar a conta de gás de forma individual além de ser justo tem efeito sobre os gastos gerais do condomínio, quando os moradores têm noção real do quanto gastam passam a economizar com maior frequência.
  • O dinheiro investido na individualização reduz a taxa do condomínio, possibilitando que haja mais investimento na renovação no próprio local.

 

 

Geiseane Lemes – Redaçao Síndico Legal

 

Leia mais matérias exclusivas aqui!

LEIA TAMBÉM

GOSTOU? COMPARTILHE!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here