Gestão financeira em Condomínio.

0
115
Gestão financeira em Condomínio.

 

A gestão financeira se faz presente na nossa sociedade atual como uma forma de nos ajudar a controlar e manter sempre organizado tanto as despesas quanto as receitas e em um condomínio não seria diferente.

Essa responsabilidade é uma questão central para quem ocupa o cargo de representante legal do condomínio- no caso, o sindico com o auxílio dos demais membros do Corpo Diretivo.

E tende-se ter uma gestão financeira dentro dos condomínios porque dificilmente se administra um condomínio adequadamente sem e porque a Lei exige que os síndicos façam a prestação da sua gestão aos condôminos uma vez por ano.

 

 

RECEITAS x DESPESAS

 

Receitas: São todas as entradas de recursos financeiros em um condomínio. Ela se divide em duas, Receitas Ordinárias e receitas Extraordinárias.

Receitas Ordinárias: É a entrada de recursos financeiros provenientes da taxa condominial, destinada ao pagamento de gastos comuns.

 

 

-Receitas Extraordinárias: Quando a entrada de recursos provem de rateios extraordinários, de multas por descumprimento de Regulamento interno, da venda de resíduos recicláveis, de rendimentos de aplicação financeira, etc.

 

 

Despesas: As despesas são todos os gastos do condomínio durante um determinado período, assim como nas Recitas ela é dividida em Ordinárias e Extraordinárias.

Despesas Ordinárias: São aquelas essenciais e periódicas, que são destinadas ao funcionamento do condomínio, como energia elétrica, água, a limpeza compra de produtos destinados a limpeza, etc.

 

 

Despesas Extraordinárias: Todas aquelas que não são destinadas ao funcionamento do condomínio, como melhorias ou para fins específicos.  Todas as despesas extraordinárias necessitam ser aprovadas em assembleia especificamente convocada para esta finalidade.

Todos os condomínios necessitam ter conhecimento das suas receitas e despesas tanto ordinárias quanto extraordinárias para que assim se possa fazer um melhor controle e para que quando for fazer o balancete todos os dados de entrada e saída de dinheiro do condomínio estejam de acordo uns com os outros.

 

REDAÇÃO SÍNDICO LEGAL- Anthony Leopoldino

Leia mais sobre Gestão clicando aqui!
LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here