O gerenciamento de uma equipe como a de um condomínio, composta por porteiros, zelador, faxineiros, vigias, entre outros, é um desfio e tanto, visto que são diversas áreas para cobrir.
O condomínio deve buscar profissionais capacitados e qualificados para o exercício de suas atribuições; todos os funcionários devem estar cientes de que a prestação de serviços se dá em torno do condomínio, apresentando a direção do condomínio, o síndico, dando conhecimento das rotinas de administração, da convenção e do regimento interno.
- SAIBA MAIS SOBRE: Pandemia afeta a rotina dos funcionários de condomínios.
O síndico deve estabelecer um canal franco com os funcionários, reconhecendo o bom desempenho e dar orientações quando melhorias são necessárias. Faça com frequência e adapte sua forma de comunicar, cobrar e elogiar a cada pessoa para demonstrar maior proximidade ao funcionário.
Deve ser valorizado e, inclusive, estimulado a participação dos funcionários no processo de decisão, de criação e inovação do condomínio; em especial, o funcionário no exercício de suas atribuições, se depara com situações específicas, e pode sugerir melhoras. Essa sugestão deve ser levada em consideração pelo síndico, e se importar em aumento de despesas, deverá ser levado em assembleia, e deliberado. Tal atitude do síndico colabora para uma maior integração dos funcionários e cria um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades e surgimento de talentos.
- SAIBA MAIS SOBRE: Questões trabalhistas dentro do ambiente condominial
Outra rotina que pode ser implementada pelo condomínio é a descentralização das tarefas permitindo ao síndico ter uma melhor gestão de tempo, se dedicar a questões mais importantes para o alcance das metas e realizar um melhor acompanhamento dos colaboradores.
Fonte: Síntese do Direito Condominial Contemporâneo – Miguel Zaim
LEIA TAMBÉM
- Justiça mantém proibição de festas de Natal e Ano Novo em Belém/PA
- Em defesa da advocacia condominial
- Expulsão de Condômino Antissocial